O Laguna II, montado sobre uma nova plataforma, deve desembarcar por aqui até o fim do ano nas versões sedã e perua, para substituir a geração anterior, lançada há sete anos. O novo carro provavelmente chamará a atenção entre os sedãs de luxo, sendo bem diferente da versão anterior, que foi comercializada no Brasil até 2000. Apesar de ser considerado um sedã, o carro tem características de um hatch de 4 portas.
Por dentro, a Renault teve o cuidado de proporcionar mais espaço, conforto e segurança a todos os ocupantes. A anatomia dos bancos foi revista, assim como a espessura dos vidros e o emprego dos materiais usados no painel e nos demais componentes da parte interna. Com melhor iluminação, o interior também teve o nível de acabamento melhorado sem deixar de lado a segurança. E para maior aproveitamento do espaço interior foi abolida a tradicional fórmula dos três volumes, com o porta-malas separado.
O Laguna II traz também um sistema de controle de estabilidade (ESP) que age em conjunto com os freios e com o módulo de controle de injeção eletrônica, evitando desvios indesejáveis de trajetória. Mas a grande novidade é um cartão magnético que substitui a chave do veículo. Do tamanho de um cartão de crédito, ele acaba com a chave tradicional e pode ser levado no bolso. Para ligar o motor, basta encaixá-lo em um espaço determinado no console e apertar um botão no painel. Para desligar, é só apertar o botão novamente. Um sensor no cartão permite abrir as portas apenas encostando a mão na maçaneta.
São três as opções de motor: 1.6 16V de 110 cavalos, 1.8 16V de 120 cv e 3.0 V6 de 210 cv. Em breve também estará disponível uma versão 2.0 16V de 140 cv, ainda em fase de desenvolvimento. Outra novidade é que os comandos de válvula do 1.8 16V e do 3.0 V6 passaram a ter variador de fase, o que também contribui com a melhor elasticidade. O preço do novo Laguna II V 6 deverá ficar na faixa de um de seus principais concorrentes, o Volkswagen Passat V 6, que custa US$ 54 888,00.