A Volkswagen apresentou as primeiras informações a respeito da sexta geração do Golf GTI, que será apresentado no Salão de Paris, no início de outubro.
O novo GTI está mais espaçoso e um pouco mais potente que o anterior. O motor turbo de 2,0 litros com injeção direta desenvolve agora 210 cv entre 5.300 e 6.200 rpm (eram 200 na versão básica antiga, mas houve duas séries limitadas com 230) e torque máximo de 28,5 m.kgf desde 1.700 rpm até 5.200 rpm. A VW anuncia 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, 80 a 120 em quinta marcha em 7,5 s (ou 9,5 s em sexta e última) e máxima de 240 km/h.
Há escolha entre caixa manual ou a automatizada DSG de dupla embreagem, ambas com seis marchas. Ainda, a suspensão foi totalmente reajustada, incorporando o sistema DCC Adaptative Chassis Control – que ajusta a rigidez dos amortecedores – e o diferencial eletrônico XDS, que otimiza a tração. Outros recursos do GTI são controlador de velocidade ativo com radar, sistema automático de estacionamento que cuida da direção (o motorista só acelera e freia), além de bancos esportivos revestidos em couro ou tecido.
O visual não traz muitas mudanças. Na dianteira, há uma nova grade e pára-choque com entrada de ar maior. Também foram instaladas discretas saiais laterais e novo pára-choque traseiro, que trazem, agora, difusores de ar e duas saídas de escapamento. O Golf GTI mantém as mesmas rodas de 18 polegadas. O interior conta com bancos esportivos revestidos em tecido xadrez ou couro preto. O volante tem base achatada, comandos de telefonia e do sistema multimídia.