A Renault do Brasil apresenta a mais nova versão do sedã compacto premium da marca, o Renault Symbol. A partir de agora, o modelo passa a contar com mais uma opção de motorização, a 1.6 8V Hi-Torque.
O Renault Symbol 1.6 8V Hi-Torque será comercializado numa única versão de acabamento Expression, ampliando o leque de opções dos consumidores sem abrir mão das linhas elegantes e do bom nível de equipamentos de série, que inclui, entre outros itens, ar-condicionado, direção hidráulica e air-bag duplo.
O motor 1.6 8V Hi-Torque sob o capô do Symbol é produzido na Fábrica de Motores, instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). São 92 cavalos de potência máxima, com gasolina, e 95 cv com álcool (5.250 rpm). O torque máximo chega a 13,7 kgfm (gasolina) e 14,1 kgfm, com álcool (2.850 rpm). Alimentado com álcool, o Symbol 1.6 8V Hi-Torque precisa de 11,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Com gasolina, são 12,2 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 175 km/h (álcool) e 173 km/h (gasolina).
A lista de itens de série do Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque traz também volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR, que garante o travamento automático das portas a partir dos 6 km/h; brake-light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro.
Externamente, o Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque conta com um design que remete à elegância. Na dianteira, destacam-se os grandes faróis avançando sobre parte do capô do motor e dos pára-lamas do veículo. Na grade frontal, formada por filetes horizontais na cor preta, salta, aos olhos a logomarca da Renault e um largo friso cromado, que se integra ao capô.
Visto de lado, o Renault Symbol mantém a forma harmônica e imponente. Um longo vinco na "linha de cintura" liga os faróis na dianteira às lanternas traseiras, conferindo um visual dinâmico. A coluna traseira (também chamada de coluna "C") abriga uma janela de formato triangular; e a coluna "B" por sua vez, chama a atenção pelo acabamento na cor preta. Em todas as versões de acabamento, os pára-choques são pintados na mesma cor da carroceria.
As lanternas traseiras são inéditas na linha Renault e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. O cromado volta a estar presente. Desta vez, na tampa do porta-malas, formando um conjunto que se aproxima do estilo de veículos mais luxuosos. No centro da tampa do porta-malas - cuja capacidade de carga é de 506 litros, superior ao de seus concorrentes diretos -, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição "SYMBOL", em letras estilizadas, na cor prata.
Com interior pensado para ser um espaço aconchegante e confortável, o Renault Symbol acomoda muito bem motorista e passageiros. A começar pelo bom espaço interno e pelo padrão superior de acabamento. Plásticos e revestimentos de boa qualidade tornam a vida a bordo mais agradável. Ainda, o painel de instrumentos do modelo é confeccionado em dois tons - mais claro na parte inferior - o que contribui para deixar o conjunto ainda mais atraente -, com detalhes cromados, que realçam a sofisticação do interior do veículo. Seu custo é de R$ 39.990,00.