A Opel divulgou as imagens da nova geração do Astra, cujo lançamento é aguardado para setembro, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. O modelo chegará ao mercado local como linha 2010.
O novo Astra será produzido sobre a plataforma Delta 2, voltada para modelos compactos e de tração dianteira, e a mesma usada no Chevrolet Cruze e no sedã elétrico Volt. Ainda, o design robusto e imponente do modelo foi desenhado pelo designer britânico Mark Adams, também responsável pelas formas do premiado Insignia, sucessor do Vectra no Velho Continente.
Na traseira, as lanternas acompanham a curvatura do pára-choque traseiro, e a placa de identificação fica acomodada na cavidade da mesma peça. Também chamam a atenção o vidro traseiro de visibilidade limitada - graças, em parte, ao caimento acentuado do teto - e as máscaras das lanternas que invadem a tampa do porta-malas.
O Astra cresce 71 mm na distância entre eixos e chega a 4,4 m de comprimento. Dentro da tendência de motores menores e com turbo, a GM oferece um de 1,4 litro e 140 cv, no meio da gama que vai de 100 a 180 cv, além dos propulsores turbodiesel de 95 a 160 cv. Uma configuração híbrida é esperada para depois de 2010. O sistema de suspensão foi reprojetado e conta com alterações para melhorar tanto a dirigibilidade como o conforto. O conjunto também contará com o dispositivo FlexRide, que ajusta a suspensão entre três modos, variando do conforto à esportividade.