A Kia Motors revelou o Forte LPI Hybrid, um novo conceito de carro híbrido, que no lugar do motor a gasolina associado a outro elétrico, traz um bloco que utiliza Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o nosso gás de cozinha. A nova motorização, segundo a fabricante sul-coreana, permite um consumo médio de combustível de 17,8 km/l e um nível de emissões de CO2 inferior a 99 g/km.
Dados da fabricante informam que o motor a combustão deste Forte, o qual chegará ao Brasil em versão convencional a gasolina com o nome Cerato, gera 114 cv e 15,1 kgfm de torque, enquanto a fonte de energia elétrica, alimentado por uma bateria de íons de lítio, entrega 20 cv e 10,7 kgfm de torque extras. O funcionamento do sistema pode se dar de forma isolada ou então combinada, procedimento que pode ser escolhido de forma manual ou automática de acordo com as situações de rodagem e exigência do motorista com o acelerador.
A força gerada pelo conjunto motriz é transferida as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT (transmissão continuamente variável), recurso que privilegia o baixo consumo de combustível. O Forte LPI Hybrid ainda possui o sistema que a Kia chama de “Stop and Go”, aparato chamado por outras fabricantes de”stop/start”, que desliga e religa o motor quando o carro se encontra parado por um determinado tempo, como longos congestionamentos ou semáforos demorados.
Colaboram ainda para a redução de consumo o sistema de injeção direta de combustível, item inédito em motores movidos a GLP, e o arrasto aerodinâmico inferior, que foi de 0.29 cx para 0.26 cx, conseguido com o uso de spoilers, rodas, grade frontal e difusor traseiro diferenciados em relação aos utilizados pelo Forte movido somente a gasolina.