O novo Fiesta segue o estilo arrojado do Focus, e sua chegada ao mercado está prevista para maio. O Fiesta atual continuará em linha com a denominação Street, apenas na versão 1.0 básica. O modelo brasileiro será basicamente igual ao europeu, mas com pequenas mudanças visuais. A maior mudança é nos faróis, que têm corte bem mais acentuado do capô, seguindo o estilo do Focus.
Na traseira, as lanternas verticais agora são integradas ao vidro traseiro, como no recém-lançado Chevrolet Corsa. Outros aspectos de estilo que merecem destaque são a grande área envidraçada e os retrovisores de maiores dimensões que os do modelo anterior. O novo estilo Ford também pode ser percebido no interior do novo Fiesta. O painel do carro é muito parecido com o do Mondeo europeu. Além, é claro, de ter mais espaço interno, pois todas as suas dimensões foram aumentadas.
A nova geração do Fiesta é oito centímetros mais comprida e 4 mais larga do que o modelo atual. O carro cresceu no entreeixos (2,45 m), largura (1,68 m) e altura (1,41 m). Com isso, o porta-malas também aumentou, e agora, terá capacidade para 284 litros (mais de 34 litros do seu antecessor). A distância entreeixos 4 cm maior facilita o acesso ao banco traseiro e contribui com o aumento do espaço. No interior, o painel caracteriza-se pelas saídas de ar circulares e salientes.
Mas não é só no tamanho que o Fiesta cresceu. A antiga geração oferecia apenas 2 opções de motores, passando para cinco nesta nova versão: quatro a gasolina -1.3 litro de 8v de 58 e 68 cavalos, 1.4 litros de 78 cavalos e um 1.6 litro de 16 v e 100 cavalos- e um a diesel. A Ford ainda não revela as motorizações que o carro terá no mercado brasileiro, mas fontes ligadas à marca garantem que ele terá os mesmos Rocam 1.0 e 1.6 do Fiesta atual, além de um inédito 1.0 com compressor (sem turbo) que aumentará a potência e o torque, sem prejudicar o consumo e a durabilidade.