A Nissan revelou mais detalhes do seu primeiro veículo totalmente elétrico, o EV. O protótipo, baseado na plataforma do Tiida, tem um sofisticado sistema para permitir que o veículo tenha uma autonomia bem maior que a encontrada no mercado. A plataforma do EV utiliza uma carroceria rígida, motor de alta performance e baterias de íon-lítio compactas com alta potência e grande capacidade. A idéia da Nissan é oferecer ao consumidor alta performance e muita segurança, além de uma experiência silenciosa e calma ao volante, algo que somente um trem de força elétrico pode proporcionar. O EV está previsto para ser lançado comercialmente em 2010 nos Estados Unidos e no Japão.
O motor desenvolvido pela Nissan entrega 80kW/280Nm para respostas rápidas e vigorosas do pedal do acelerador. As baterias de íon-lítio de 24 kWh estão localizadas embaixo do veículo para não comprometer o espaço da bagagem ou dos passageiros e para reduzir a resistência do ar. A adoção de um espaço específico para as baterias melhora a rigidez da carroceria que, combinada com o trem de força elétrico, minimiza a vibração e os sons externos para oferecer mais silêncio na cabine. O sistema de freios regenerativos permite o recarregamento das baterias durante as desacelerações e frenagens, e ajuda a ampliar a autonomia para 160 km.
A Nissan desenvolveu para o EV um sofisticado sistema telecomunicação que, conectado ao computador de bordo, transmite informações ao centro mundial de dados da marca, 24 horas por dia, sete dias por semana. Por meio dele, o sistema de navegação recebe informações atualizadas dos pontos de abastecimento para indicar o local mais próximo de onde o veículo se encontra - há também informações detalhadas de cada posto de abastecimento. Outro recurso disponível na navegação é o mapa com as áreas de autonomia, de acordo com o estado da carga das baterias.
A função Timer permite que o acionamento do ar-condicionado ou o recarregamento das baterias sejam feitos em horário programado. O recarregamento das baterias pode ser acertado para começar quando as tarifas de energia são mais favoráveis, por exemplo. Outro avanço está no monitoramento da carga das baterias, que pode ser conferida pelo motorista em um site ou pelo telefone celular. Se as baterias estiverem totalmente carregadas, uma mensagem de texto é enviada ao telefone do proprietário.