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28/07/2009
Ferrari apresenta o F458 Italia
Novo esportivo será sucessora da F430 e traz toda tecnologia da marca.
 
   
 

A Ferrari revelou as primeiras imagens de seu novo superesportivo que substituirá a F430: a F458 Italia. A italiana define o projeto como uma “síntese de estilo, estímulo criativo, paixão e tecnologia de ponta”. O carro será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro.
 
Em comparação com a própria F430, a 458 Italia mostra extensos avanços e aprimoramentos tecnológicos. O primeiro deles é a nova base do projeto. Enquanto a F430 partiu da 360 Modena, a F458 teve seu projeto iniciado do zero.
 
O propulsor é um inédito 4.5 V8 com injeção direta de combustível que desenvolve 570 cv a 9 000 rpm e 55 kgfm de torque a 6 000 rpm, embora 80% desse valor já esteja disponível a 3 250 rpm, segundo a Ferrari. A taxa de compressão de 12,5:1, o sistema de cárter seco e outras melhorias empregadas no propulsor permitiram à Ferrari extrair uma potência específica de 126,7 cv/l, a mais alta da história da marca e de todo o segmento de propulsores aspirados, de acordo com informações da Ferrari. A grandeza em questão permite avaliar o grau de aproveitamento do motor e é muito valorizada nesse tipo de automóvel.
 
O resultado de tamanha potência e torque se reflete nos números de desempenho: os 1 380 kg do modelo são impulsionados da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3s4, e a 458 Italia somente para de acelerar quando atinge 325 km/h. Parte desse desempenho pode ser creditado à nova caixa de marchas, com 7 velocidades e duas embreagens, também utilizada pela California.
 
O consumo e a emissão de poluentes, apesar de tanto desempenho, são mais baixos que os da F430. O novo modelo expele apenas 320 g/km de CO2. O consumo médio entre ciclo urbano e rodoviário, divulgado pela Ferrari, é de – pasmem – 7,3 km/l. Assim como a potência específica, a Ferrari alega que essa média é a melhor entre os superesportivos de sua categoria no mundo.
 
A central eletrônica inédita, que possui a capacidade de avaliar a aderência do piso em que o modelo está rodando, controla a suspensão, o diferencial eletrônico e a atuação dos freios com sistema ABS. O resultado desse novo sistema se reflete na eficiência da frenagem: o modelo para totalmente vindo a 100 km/h em apenas 32,5 metros.

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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