A Nissan mostrará no Tokyo Motor Show 2009, que abre as portas aos visitantes no dia 24 de outubro, o seu comprometimento com o meio ambiente. Por conta disso as maiores atrações da marca serão veículos criados dentro dos conceitos dos programas de mobilidade urbana e emissões zero. Assim, o estande da Nissan na 41ª edição do evento terá os elétricos Leaf e Land Glider e os compactos Roox e NV200 Vanette Universal Design Táxi, que apresentam novas propostas de transporte nas grandes cidades. Além deles, marcam presença o sedã Fuga reestilizado, o crossover Qazana e a próxima geração do câmbio Xtronic CVT. A mostra japonesa termina dia 4 de novembro.
O Leaf, que se propõe ser o primeiro veículo 100% elétrico produzido em grande escala, faz sua primeira aparição para o grande público no Salão de Tóquio. Seu design limpo e inteligente aperfeiçoa a aerodinâmica, reduzindo a resistência do ar e os ruídos provenientes deste atrito. Com baterias de íon-lítio, este hatchback para cinco pessoas oferecerá autonomia de mais de 160 km, marca suficiente para atender às necessidades diárias da maior parte das pessoas que possui automóvel. O avançado sistema de telecomunicação, especialmente desenvolvido para o programa emissão zero da Nissan, conta com uma tela no painel que ajuda o condutor a acompanhar o estado da carga da bateria e a encontrar postos de reabastecimento próximos da área onde o veículo se encontra, por meio do sistema GPS.
O novo carro-conceito, o Land Glider, destinado a ser um veículo urbano com dois lugares é totalmente elétrico e extremamente estreito, com o objetivo de reduzir o congestionamento dos grandes centros urbanos e também tornar mais fácil a procura por uma vaga de estacionamento.
O motorista do Land Glider senta na parte central do veículo e o conduz através de um conjunto de instrumentos futuristas e com um volante que se parece com joystick. Segundo a Nissan, as operações de direção são controladas por computador por meio de um comando em fio que procura aparentar não ter uma conexão direta entre o volante e os quatro adesivos de contato do carro.