A Volkswagen apresenta a pick-up Amarok. O novo modelo alia a robustez característica das pick-ups à uma tecnologia inovadora, elevados padrões de segurança e desempenho excelente em consumo, conforto e ergonomia. A produção inicia este mês na fábrica de Pacheco, próximo a Buenos Aires, na Argentina. A Amarok será lançada mundialmente na versão cabine dupla, com quatro portas. O modelo com cabine simples entrará em produção no primeiro semestre de 2011.
Externamente, os faróis horizontais integrados com a grade são uma das principais características do novo visual da Volkswagen. As aletas e o acabamento da abertura de ventilação foram desenvolvidos com grande atenção aos detalhes. Na traseira, o logotipo da Volkswagen se destaca ao centro da tampa da caçamba, numa superfície lisa emoldurada pelas lanternas que conferem ao carro uma "assinatura" visual quando visto à noite.
Para o lançamento da Amarok, a Volkswagen selecionou dois motores turbodiesel de alta tecnologia, confiáveis, econômicos e com baixo índice de emissões. O TDI 2.0 com 120 kW / 163 cv e injeção common-rail conta com dois turbocompressores sequenciais, que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm. O segundo motor, que será oferecido no segundo semestre de 2010, é um TDI também de quatro cilindros com 90 kW / 122 cv. Para as duas versões de motores, a pick-up conta com câmbio manual, de 6 velocidades.
No Brasil, a Amarok será oferecida com dois tipos de tração: integral não permanente e tração traseira. A Amarok com tração integral não permanente utiliza acoplamento rígido, tecnologia consagrada pelo uso no segmento das pick-ups. A tração 4 x 4 é acionada por meio de um botão e o torque é dividido igualmente para os dois eixos.
Para o mercado brasileiro, será oferecida inicialmente a Amarok Highline para oferecer mais conforto. O modelo conta com retrovisores externos parcialmente cromados, detalhes cromados no exterior e interior e molduras das caixas das rodas alargadas, pintadas na cor da carroçaria, alojando rodas de alumínio de 18 polegadas.
Além dos equipamentos de série, a Amarok conta também com uma variada lista de acessórios, como estribos laterais, capota marítima, "santantonio", protetor de caçamba, ganchos de reboque, e rodas de liga leve de 19 polegadas. Ainda, a caçamba da Amarok possui as maiores dimensões da categoria. Com altura de acesso de apenas 525 milímetros, tem área útil de 2,52 m2 (1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura).
A Amarok também dispõe de cintos de segurança dos bancos dianteiros com pré-tensores e sensores de uso com alerta sonoro e visual no painel de instrumentos. ABS e ASR são de série, assim como o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL). O modelo conta ainda com um sistema ABS específico para utilização off-road, acionável por meio de um botão, que reduz significativamente a distância de frenagem em pisos de terra ou cascalho.
Os principais mercados da Amarok são a América do Sul, África do Sul e Austrália. O lançamento no Brasil está previsto para o primeiro semestre de 2010, com a chegada à Europa no segundo semestre.