A Ford divulgou oficialmente a versão de produção do Fiesta norte-americano. Os modelos, hatch e sedan, serão produzidos na planta da Ford em Cuautitlán, México, e serão exportados inicialmente aos Estados Unidos, onde a montadora pretende inovar na categoria. Para isso, leves mudanças visuais foram adotadas visando agradar o gosto estadunidense.
Pequenos detalhes estéticos diferenciam o Fiesta norte-americano do modelo europeu. Destaca-se o para-choque, que teve o bocão em formato trapezoidal diminuído e ganhou molduras cromadas dos faróis de neblina. Esta última, antes com desenho ovalado simples, ganhou um formato mais arrojado.
A grade frontal também muda levemente. Em ambos os modelos, ela desceu em direção ao para-choque deixando a base do capô totalmente reta – uma medida, talvez, visando redução de custos. Para o sedan, porém, a peça tem visual mais elegante com as três barras cromadas. No hatch, o visual é mais discreto.
O conjunto óptico dianteiro, no entanto, aparentemente não mudou – a maior alteração aconteceu nos piscas, que recebeu tonalidade âmbar para atender à legislação norte-americana. Na gama de itens de série, mas novidades – sempre visando satisfazer o gosto estadunidense. De série em todos os modelos, se destacam itens como sistema de navegação SYNCdireção elétrica, TPMS (sistema de avaliação de pressão dos pneus), além do trivial de segurança (airbags, freios ABS e controle de estabilidade).
O motor do Fiesta será um 1.6l 16v de 119cv de potência e 15 kgfm de torque – não foi informado se este é o novo Sigma 1.6l apresentado pela Ford. Acoplado a ele, duas opções de câmbio: manual de cinco velocidades ou automática de 6. A Ford anuncia que um propulsor EcoBoost, com injeção direta de combustível e turbo também será disponibilizado, embora a empresa não divulgue a data do lançamento.
É estudado o lançamento do novo Fiesta no Brasil já no ano que vem. O hatch seria fabricado em Camaçari (BA) e viria para ocupar uma faixa de preço que hoje se destacam os compacto premium Fiat Punto e Volkswagen Polo. Já o sedan, vindo do México, disputaria mercado com Fiat Linea, VW Polo e Honda City.