A importadora Platinuss iniciou esta semana a venda do exclusivíssimo Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni no Brasil. O modelo, à venda no país por R$ 1,35 milhão, é parte da série limitada em 250 unidades, que como indica o nome da série, homenageia o piloto de testes da fabricante italiana Valentino Balboni, responsável pela “afinação” dos carros da marca do touro bufante.
Diferente do Gallardo convencional, o Lamborghini Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni é um carro mais puro em termos esportivos. Isso acontece por conta da maior permissividade de seus sistemas eletrônicos de controle de tração e estabilidade, que deixam o carro mais na “mão” do motorista/piloto. Outra diferença do carro é sua potência reduzida para 550 cv (10 cv a menos que o Gallardo LP 560-4), que é justificada no envio da força somente para as rodas traseiras (o modelo convencional tem tração integral), o que exige mais técnica e habilidade da condução. A série também é 30 kg mais leve.
No visual, lanterna redesenhada e pintura especial, composta pelo belo dourado da carroceria – há ainda opção da cor preta – e pela faixa branca que se estende do capô à tampa traseira – são as maiores alterações. Por dentro, os bancos ganharam forração exclusiva em couro e o console central vem pintado na cor branca.
De acordo com a fabricante de Sant’Agata Bolognese, o LP 550-2 Valentino Balboni acelera de 0 a 100 km/h em 3s9 e atinge a velocidade máxima de 325 km/h.