Dezembro não se limitou apenas ao resultado histórico de 700 mil unidades produzidas na fábrica da Honda Automóveis. No dia 16 do último mês de 2009, a linha Fit atingiu a marca de 300 mil unidades fabricadas em território brasileiro.
O expressivo número dá uma dimensão de sua aceitação no mercado brasileiro. Apresentado oficialmente em 2003 como Honda Fit, o modelo caiu rapidamente no gosto do consumidor nacional. Em seis anos, transformou-se num dos modelos mais comercializados do Brasil.
Hoje, é líder nacional entre os monovolumes. Até o final de novembro, por exemplo, contabilizava 45.492 unidades emplacadas, o que significava 22,1% a mais que o registrado em todo o ano de 2008 (40.511 unidades vendidas).
Além disso, o Fit faturou inúmeras premiações. Recentemente, o New Fit, sua segunda geração, foi eleito na edição especial de “Os Eleitos” da revista Quatro Rodas como vencedor na categoria “Minivans”. Foi a quinta vez consecutiva que o Fit obteve a melhor pontução numa das principais revistas especializadas da categoria.
Sua principal evolução ocorreu no final de 2008, quando chegou sua segunda geração. Na ocasião, a Honda ousou e dicidiu mudá-lo completamente. Começou pelo nome (New Fit). Seu design incorporou traços esportivos e foi totalmente redesenhado.
Internamente, ficou mais espaçoso, uma vez que suas dimensões (comprimento, largura, altura, e entre eixos) foram aumentadas. Assim, o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” ficou mais evidente. Isso sem contar que todas as versões dispõem de computador de bordo e têm a praticidade dos bancos traseiros com o sistema ULT, que oferece mais de dez configurações de posicionamento.
As versões (1.4l e 1.5l) são produzidas com a o motor i-VTEC Flex, gerando mais desempenho e economia. Descanso para o pé em todas as versões, rodas com novas dimensões, freios ABS (Anti-lock Braking Systems), porta-objetos em todas as portas e um conjunto óptico marcante são outros detalhes incorporados ao New Fit. Esses e outros detalhes explicam porque a linha Fit é sucesso de público e crítica no Brasil.