A Ford finalmente revelou a nova geração do Focus no Salão de Detroit (EUA), nas versões hatch e sedan, que passará a ser vendida igualmente em todo mundo. O modelo traz as novas linhas do design global que a montadora norte-americana pretende adotar em todo o mundo, inclusive no mercado brasileiro. Nos Estados Unidos e Europa, os primeiros carros devem ser vendidos a partir de 2011. Os outros mercados deverão aguardar um pouco mais pela nova geração.
O novo Focus foi desenvolvido por uma equipe composta de engenheiros de todo o mundo, com o objetivo de atender as exigências de todos os clientes da marca. A liderança ficou nas mãos da Ford Europa, que já fez algo semelhante com o desenvolvimento do novo Fiesta. O Focus terá 80% de suas peças idênticas em todo mundo, devendo haver apenas algumas diferenças estéticas, por exemplo. Sua plataforma também é nova, e deverá abrigar ainda mais 10 lançamentos, como a minivan C-Max.
A dianteira tem mais cara de Focus do que a traseira, já que as linhas do farol e para-lamas lembram seus antecessores. O para-choque, por sua vez, tem desenho bastante arrojado, com três entradas de ar bem definidas. As rodas grandes do modelo realçam ainda mais a esportividade do carro.
A lateral conta com diversos vincos, que passam a sensação de movimento, essência do Kinetic, e dão modernidade ao modelo. Na traseira do hatch, encontramos algo de mais revolucionário no Focus: a lanterna disposta entre a tampa do porta-malas e os para-lamas, e não mais na coluna. Isso somado às linhas convencionais do para-choque fazem o carro lembrar e muito o conceito Iosis Maxis, apresentado em 2009. Já a versão sedã, chama a atenção pelo design mais arrojado e uma traseira mais bem acertada, chegando a lembrar os famosos sedãs com linhas de cupê.
O interior do Focus também foi renovado e é bem semelhante ao da C-Max. Destaque para o grande painel central, composto pelo sistema de ar-condicionado, rádio, e, pelo menos na versão americana, pelo monitor de 8 polegadas com o novo sistema de navegação Sync da montadora. O Focus conta ainda com câmera traseira para auxiliar em manobras de estacionamento. Falando da mecânica, a Ford garante ter feito diversas modificações na nova geração do modelo, para garantir sua conhecida dirigibilidade, mantendo a suspensão multibraço na traseira.
O novo Focus será equipado com novos motores, como o 1.6 EcoBoost de 180 cv a diesel e um novo 2.0l a gasolina que deverá render 155 cv. A transmissão poderá ser automática de seis velocidades e com dupla embreagem. A Ford confirma ainda haverá um modelo totalmente elétrico.