Para a Volkswagen, este é o início de um ano carregado de ação em que serão lançados mais modelos novos do que jamais ocorreu na história da empresa. O número um da espetacular relação de novos produtos prevista para 2010 é um carro baseado em conceitos e tecnologias totalmente novos: um cupê com propulsão híbrida extremamente rápido, além de futurista quanto à economia de combustível.
Seu nome: New Compact Coupe. Local de sua apresentação mundial: Detroit, North American International Auto Show (de 11 a 24 de janeiro). Consumo de combustível: 23,8 km/l! Emissões de CO2: 98 g/km! Incríveis também, considerando o baixo consumo, são a sua velocidade máxima, 227 km/h, e os 8,6 segundos necessários para atingir 100 km/h.
Esses números puderam ser alcançados através de uma combinação de alto nível tecnológico: o motor TSI a gasolina, com 150 cv, tão eficiente em consumo quanto esportivo, o motor elétrico de 20 kW (27 cv) e a transmissão DSG (Direct Shift Gearbox) com sete marchas que, para muitos que a experimentaram, é o melhor câmbio automático do mundo na atualidade.
Assim que o motorista solta o pedal do acelerador, o motor TSI é desconectado da transmissão. Dessa forma, o carro rola livremente, mesmo em altas velocidades, como nas estradas. Como as perdas causadas pelo arrasto do motor são eliminadas, o NCC é capaz de rolar por tempo bem maior. Esta característica leva o motorista a adotar uma forma de dirigir em que antecipa as mudanças de tráfego à sua frente, resultando diretamente num menor consumo de combustível. E nas frenagens, o motor elétrico passa a operar como gerador, recuperando a energia proveniente do movimento, que é armazenada na bateria de lítio-íon.
A parte da frente do modelo transmite uma expressão extremamente confiante e focada. Além disso, a largura do carro é enfatizada pela linha horizontal integrada aos faróis bi-xenon, incluindo LED's daytime e os piscas direcionais. Os complexos conjuntos óticos contribuem para a imediata identificação do modelo tanto de dia como à noite. As rodas "Lugano" de liga leve têm 19 polegadas.
A área de carga do carro tem um design claramente robusto. O conjunto é dominado por "ombros musculosos" e por superfícies limpas. O brilho é acentuado pelas lanternas traseiras com LEDs. Um spoiler em forma de "lábio", que reduz a turbulência do ar, foi posicionado no alto da tampa do portamalas, reforçando ainda mais as marcantes características aerodinâmicas do carro. O New Compact Coupe tem 4,54 metros de comprimento e 1,78 metros de largura e sua altura, 1,41 metros,
O NCC proporciona a melhor impressão de espaço interior em sua categoria. Ainda,
Os instrumentos estão dispostos da forma ideal. O novo volante multifuncional é a principal interface entre o homem e a máquina. A mão direita se acomoda de forma natural à alavanca do câmbio DSG de sete marchas. À sua frente, o painel de controle apresenta novos comandos do sistema automático de climatização (Climatronic), a tela de oito polegadas sensível ao toque do sistema de rádionavegação e, na parte superior, o interruptor do pisca-alerta e as aberturas centrais de ventilação.
Detalhes em metal emolduram todas as aberturas de ventilação, os botões multifuncionais do volante, sistema de rádionavegação, controles do ar condicionado, alavanca do câmbio DSG, os detalhes em branco nas portas, instrumentos e painéis de controle (abertura dos vidros e ajuste dos retrovisores) nas portas. O porta malas de 380 litros do cupê comporta bagagem para quatro pessoas sem nenhum problema.