A Mini apresentou esta semana na europa o seu primeiro veículo no estilo crossover, o Countryman. A apresentação do carro para o público está marcado para o Salão de Genebra, na Suíça, que acontece entre 4 e 14 de março.
Inspirado no protótipo Crossover Concept apresentado em 2008 no Salão de Paris, o modelo é um misto de perua com utilitário esportivo compacto e aposta no visual diferenciado como um dos principais argumentos. As vendas começam no mesmo mês da aparição do modelo, porém, a BMW, proprietária da fabricante inglesa, ainda não divulgou os valores do lançamento.
De acordo com o a Mini, seu novo modelo será oferecido nas versões One D com motor a diesel e Cooper S, com bloco movido a gasolina. A primeira opção, segundo a MINI, gera 90 cv, enquanto o modelo com caracterização mais esportiva tem à disposição 184 cv.
O Countryman em suas duas versões vem equipado com tração integral ALL4. O equipamento também conta com diferencial central com controle eletroidráulico que permite, infinitas combinações de distribuição de tração entre as rodas. As opções de transmissão são manual de 5 marchas do modelo diesel e automática sequencial Steptronic de 6 marchas na versão a gasolina.
Em relação ao Cooper, a carroceria foi amplamente esticada e ele se diferencia pelas inéditas cinco portas – contando com o porta-malas -, fazendo com que o compacto ultrapassasse os 4 metros de comprimento e chegando a medir 1,60m de altura e 2,60m de entre-eixos.
Quem se identificava com o visual do Cooper, mas não se agradava com o espaço interno, tem agora uma opção mais versátil. Só para citar um exemplo, o porta-malas do Countryman pode carregar de 350 a 1.720l de bagagem. Porém, mesmo sendo maior que os demais modelos da linha MINI, o Countryman carrega apenas 4 ocupantes, com destaque para os assentos individuais na porção traseira do veículo.
Seguindo a risca também as tendências ecológicas, o modelo possui recursos para tal: freios regenerativos, indicador de mudança de marcha e sistema Auto Stop Start, aparato que desliga o motor automaticamente quando o veículo se encontra parado por um determinado tempo e o religa com um simples toque no acelerador (no modelo com câmbio manual o motor é acionado ao pisar na embreagem). O Countryman também possui uma série de equipamentos de segurança, como controle eletrônico de tração e estabilidade, além de faróis de xenônio e pneus runflat (que podem rodar mesmo vazios).