A divisão chinesa da Peugeot apresentou oficialmente em Pequim, o novo sedã 408, voltado para o mercado local e que cujo desenvolvimento contou com a parceria da fabricante chinesa Dong Feng. O sedã pode ser considerado o primeiro modelo com visual harmônico dentre os últimos modelos da Peugeot neste segmento. Criado sobre a plataforma da família 308, o novo três-volumes não é o substituto da gama 407, vendido mundialmente, inclusive no Brasil.
Ainda segundo a Peugeot, o 408 mede 4,68 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,52 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. A área envidraçada do sedã cobre 3,95 metros quadrados. Caso o modelo seja equipado com teto solar, a área cresce para 4,32 m2. O porta-malas, por sua vez, comporta 526 litros de bagagens.
A lanterna do modelo lembra bastante a peça utilizada no extinto 607 – desenho afilado, simples, e invadindo bastante a lateral. O caimento da linha do teto é suave, mas vincos fortes predominam na traseira. O maior destaque vai para o ressalto que simula um aerofólio fixo, reforçando a sensação de imponência e esportividade do modelo.
No geral, pode-se dizer que a dianteira ganhou um visual voltado mais para a elegância. Por dentro, a beleza e o bom acabamento da versão europeia deve se manter quase inalterado no modelo desenvolvido em parceria entre os estúdios de design da Peugeot na China e na Europa.
O novo 408 será oferecido com duas versões de motorização quatro cilindros: 1.6 litros, de 16 válvulas e 110 cv de potência (a 5.750 rpm), e 2.0 l, de 16 V e 147 cv (a 6.000 rpm). O bloco menor tem torque de 15 kgfm a 4.000 rpm, sendo que 85% da força está disponível a 2.000 rpm e 95%, entre 3.000 e 5.500 giros. O outro motor possui sistema VVT, que regula o tempo de abertura de válvulas, e torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm. Ambos podem vir associados a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático de quatro velocidades AT8, fornecido pela Porsche, com recurso de trocas sequenciais.
O sistema de freios possui discos ventilados de 283 milímetros de diâmetros, na dianteira, e 250 mm, atrás, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e assistência de frenagem de emergência de série. O 408 será oferecido na China com cinco opções de cores: branco Polar, preto Obsidian, azul China, vermelho Lucifer e três versões de cinza (Aluminium, Thorium e Vapour).
A Peugeot não confirma as intenções, mas há indícios de que o 408 seja produzido na planta da marca em El Palomar, Argentina. Ele chegaria ao mercado sul-americano em meados de 2011, alguns meses após o lançamento da versão hatch do 308.