Com a apresentação à imprensa internacional da nova Amarok, na Argentina, a Volkswagen dá início à fase de lançamento comercial da pick-up mais moderna do mercado mundial. O motor TDI biturbo de última geração com sistema de injeção direta de combustível, estabelece novos padrões no que se refere ao consumo. Quanto à segurança, bem como ao conforto, a nova pick-up apresenta níveis até agora só encontrados em automóveis de passageiros. Ao mesmo tempo, a Amarok é extremamente robusta.
Muitas das tecnologias utilizadas na Amarok são absolutamente novas no segmento das pick-ups médias como, por exemplo, a tecnologia biturbo. Também no que diz respeito ao espaço da cabine, à largura e altura da caçamba, bem como à facilidade e capacidade de carregamento, a Amarok oferece o que há de melhor em seu segmento.
A pick-up da Volkswagen está sendo lançada internacionalmente na versão de cabine dupla (DoubleCab) com quatro portas, que oferece amplo espaço para cinco ocupantes adultos. A versão com cabine simples (SingleCab), com duas portas e caçamba mais longa, estará disponível no primeiro semestre de 2011.
O conceito e o estilo da Amarok são nitidamente marcados pelo novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos, é uma das características mais marcantes da pick-up. Os vidros laterais são envolvidos por uma linha que começa na parte frontal e passa pelos contornos dos paralamas. A convexidade bem pronunciada das áreas laterais e do capô reforçam o aspecto de robustez típico das pick-ups.
Na parte traseira, se destaca o emblema da VW, colocado na porta da caçamba totalmente lisa, emoldurada pelos grupos ópticos com design noturno inconfundível. Em detalhes como estes se percebe o esforço de toda a equipe de desenvolvimento para identificar claramente a Amarok como um verdadeiro Volkswagen ante seus concorrentes, através da qualidade superior e do design elegante.
Motor TDI de última geração: potente, sofisticado e econômico
A Amarok vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm. Toda esta força não compromete o consumo médio, de 7,6 litros de diesel por 100 quilômetros rodados - 13,1 km/l (em 4x2).
Esta motorização traz o conceito de “downsizing” com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Com autonomia próxima de 1000 quilômetros, graças ao consumo médio reduzido, o abastecimento é realizado com muito menos frequência que o normal. A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual ZF de seis velocidades.
Dinâmica e segurança em qualquer terreno
A Amarok é oferecida com tração 4x4 não permanente (4Motion) que proporciona um excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo “4” em vermelho na designação do modelo. Esta versão utiliza acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das pick-ups. Acionando um botão, o torque é repartido igualmente entre os dois eixos.
Para enfrentar situações mais difíceis, a caixa de câmbio dispõe de um sistema de redução para todo o terreno que permite transpor os trechos mais exigentes, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a suspensão progressiva de alta resistência (Heavy Duty), com três camadas de molas principais e duas secundárias, garante proteção elevada contra sobrecarga e conforto uniforme em todas as condições.
O sistema de tração dispõe ainda, de bloqueio eletrônico do diferencial por travamento automático, que aumenta a tração em todo o tipo de piso. Além disto, é oferecido um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.
Equipamento: uma pick-up cheia de estilo
A Amarok Highline conta com retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar condicionado automático (Climatronic), sistema de som sofisticado e o revestimento dos bancos em couro.
Além do generoso equipamento de série, a Amarok oferece uma extensa lista de acessórios, como estribos laterais, santantonio, protetor e cobertura da caçamba (capota marítima) e rodas de liga leve de 19 polegadas.
A maior cabine e a caçamba mais larga da categoria
O habitáculo da Amarok é o maior em seu segmento e, como ocorre em todos os produtos da Volkswagen, conta com uma ergonomia aperfeiçoada. Acesso fácil, medidas internas generosas e muito espaço na região da cabeça caracterizam o “posto de trabalho” do condutor. Além disso, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.
A caçamba da Amarok cabine dupla (DoubleCab) apresenta as maiores dimensões da sua categoria: 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isto não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo desta categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes Euro (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a estas medidas de referência, à altura de carga de 779 mm e à capacidade para levar até 1.047 kg, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança. Em caso de utilização de reboque, é possível acoplar uma carga máxima de 2,8 t.
Amarok estabelece novos padrões de segurança no segmento das pick-ups
A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa. O programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional, é uma das novidades. Como parte integrante da função ESP, o modelo, quando dotado de gancho de reboque, conta também com um sistema de estabilização do conjunto. Outro exemplo é a possibilidade do acionamento da função “off road”, ao toque de um botão, até uma velocidade de 100 km/h.
O ESP, os bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), o controle de tração (ASR) e o sistema de frenagem antibloqueio (ABS) são adaptados a condições off road exigentes, o que faz com que o ABS reduza significativamente a distância de frenagem na terra e em pisos de cascalho.
Abaixo de 30 km/h, com a função “off road” ativada, entra em ação o assistente de frenagem em descidas, que mantém a velocidade constante em declives. O sistema permite, pela primeira vez nesta classe, que o motorista ajuste a velocidade, acionando o pedal do acelerador ou do freio, com o assistente de frenagem em descidas funcionando. Nos veículos sem ESP, a função “off road” abrange de série o ASR e o ABS para off road.