NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
02/03/2010
VW apresenta novos modelos no Salão de Genebra
Os modelos Polo GTI, CrossPolo e novo CrossGolf são lançamentos mundiais.
 
   
 

O estande da Volkswagen no Salão de Genebra, que abre para o público nesta quinta-feira, 4 de março, mostrará, entre outras atrações da marca, três lançamentos mundiais: o hatch esportivo Polo GTI, o CrossPolo e o Cross Golf.

Além de suas características particulares de estilo e desempenho, os novos modelos trazem consigo inovações tecnológicas importantes, como uma nova linha de motores a gasolina (TSI) e diesel (TDI) que reúne economia de combustível e considerável redução na emissão de poluentes ao alto desempenho.

Como todos os lançamentos recentes da Volkswagen, os novos modelos trazem em sua aparência o novo DNA de design da marca, caracterizado pela suavidade e elegância de suas linhas.

Lançamento mundial I: o Polo GTI

O Polo GTI está de volta. Impulsionado por um revolucionário motor com nada menos que 180 cv, novo GTI faz jus a sua fama, reunindo dirigibilidade superior, uma mecânica sem concessões, alta tecnologia embarcada e máxima segurança.

Itens de mais alta tecnologia são parte intrínseca do novo Polo GTI. Os destaques começam pelo motor TSI 1,4 litro, com injeção direta de gasolina, turbo e supercompressor com 180 cv - uma lição de downsizing. Toda a sua força é repassada para as rodas dianteiras através do câmbio automático DSG de sete marchas, com acionamento ultra-rápido, equipamento de série. O sistema de bloqueio eletrônico transversal do diferencial (XDS) reduz a tendência às saídas de frente e melhora consideravelmente a dirigibilidade nas curvas feitas em alta velocidade.

Todo este equipamento faz do Polo GTI – disponível com três ou cinco portas - um veículo extremamente ágil e super eficiente. Pesando 1.194 kg, o carro chega a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge 229 km/h.

O Polo esportivo ainda se destaca pelas duas clássicas faixas vermelhas na grade dianteira. De seu inspirador maior, o Golf GTI, ele adota a estrutura em colméia das tomadas de ar, compondo o estilo exclusivo de sua dianteira. Também característicos do design GTI são os paralamas alargados e o aerofólio traseiro pintado na cor da carroceria. Outros detalhes exteriores do Polo GTI incluem as rodas esportivas de 17 polegadas tipo "Denver", que deixam à mostra as pinças de freios vermelhas, além da traseira com desenho exclusivo, com difusor na parte inferior.

O novo Polo GTI impressiona também pelo ambiente interno. Os bancos esportivos tem revestimento em tecido com o típico padrão diamante, que relembra os GTIs dos anos 70. A forração do teto, revestimento das colunas, alças de segurança e parassóis são em preto fosco e o painel central do console tem acabamento em preto brilhante, contrastando com as cores e materiais usados em outros pontos, como as molduras em cromo escovado das aberturas de ventilação e os detalhes cromados dos controles circulares.

Lançamento mundial II: o CrossPolo

Pronta para a aventura, este compacto inteligente, com um robusto estilo todo-terreno, está sendo festivamente lançado no Salão de Genebra. Com seu design inovador e ousado, uma gama inédita de cores e acessórios e maior altura em relação ao solo (15 milímetros adicionais), o hatch chama a atenção como um dos veículos mais exclusivos do segmento.

O carro é oferecido com três opções de motores, todos extremamente econômicos, com potências variando entre 70 cv e 105 cv. Os compradores podem escolher entre três motores a gasolina TSI e três versões diesel TDI. Três dos seis motores podem ser acompanhados pelo câmbio DSG com sete marchas.

A característica esportiva e robusta do CrossPolo – apresentado apenas na versão cinco portas – aparece em muitos detalhes, começando pelo estilo exclusivo da dianteira, com faróis de neblina integrados e uma grande entrada de ar ao centro. Além disso, salienta-se a grade com desenho de colméia. A parte inferior do parachoques é ressaltada pelo acabamento em prata da proteção do cárter. Do estilo clássico do Polo, o modelo mantém a grade superior, com acabamento em cromo e o logotipo Volkswagen integrado.

Visto de lado, o CrossPolo também mostra força de caráter. Seu estilo único é determinado pelas molduras das caixas de rodas, associadas aos detalhes da carroceria. Bem adequadas ao estilo do CrossPolo, também se destacam as rodas de liga (estilo “Budapest”), com 17 polegadas e cinco raios, equipadas com pneus 215/40.

Outra característica marcante do CrossPolo são os trilhos em prata anodizada do bagageiro de teto. Eles são um equipamento tradicional do modelo e sua função não é apenas decorativa: suportam até 75 quilogramas de carga. Na traseira, a aparência de força do CrossPolo é estampada pelo parachoques estilo todo-terreno, cuja seção inferior também é feita de plástico antracite ultra-resistente. Ao centro, uma área em destaque em prata, semelhante a um difusor, atrai a atenção do observador.

O sofisticado interior combina com a aparência todo-terreno de sua parte externa. Os bancos esportivos com acabamento em tecido de duas cores, o assento traseiro e o revestimento das portas criam um ambiente jovial e acolhedor. Há quatro opções de cores internas, variando conforme a cor da carroceria. Ainda, o logotipo CrossPolo é bordado nos encostos dos bancos dianteiros.

Lançamento mundial III: o CrossGolf

A chegada do novo CrossGolf completa a gama da última geração da linha Golf. Os compradores do modelo, fabricado apenas na versão cinco portas, irão desfrutar de uma nova geração de motores, que inclui os TSI, com injeção direta de gasolina, e os diesel TDI, com injeção common rail, todos eles tão ágeis quanto econômicos. 

Uma considerável evolução, comparado ao TSI que equipava a versão anterior, 20 cv menos potente, que consumia 13,7 km/l. O TSI também pode vir com câmbio DSG de sete marchas, sem alteração no consumo de combustível. Outras opções de motores a gasolina dispõem de 105 cv ou 122 cv.

Como esperado, os novos motores diesel TDI do CrossGolf são extremamente econômicos. Eles têm potências de 105 cv (1,6 l) ou 140 cv (2 l) e utilizam filtro de partículas. O TDI 2.0, com câmbio manual de seis marchas, percorre 18,9 km/l (138 g/km de CO2) e tem torque máximo de 320 Nm a partir de 1.750 rpm.

Como todos os novos modelos da marca, o CrossGolf partilha do novo DNA de design da Volkswagen. Essa identidade fica evidente pelo alinhamento da grade do radiador com os faróis, que se reflete no formato horizontal do parachoques dianteiro. Nas laterais, o novo CrossGolf exibe as características molduras alargadas das caixas de rodas, juntamente com detalhes na carroceria e nas portas. Como o parachoques dianteiro, o traseiro tem acabamento em antracite e é equipado com uma proteção inferior virtual prateada.

Estilo marcante e uma nova e acolhedora ambientação são as características do interior do novo CrossGolf. O carro vem com bancos dianteiros esportivos, com forração em tecido com duas cores e costuras aparentes de série. O modelo ainda é equipado com retrovisores externos aquecidos e com ajuste elétrico, lanternas traseiras com LEDs, vidros verdes com isolamento térmico, luzes “daytime” e travamento central por controle remoto, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.