A Fiat anunciou a convocação para recall de 52.474 unidades do modelo Stilo, produzidas entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010, O atendimento aos proprietários começa no próximo dia 18, quando será providenciada a substituição dos cubos de rodas traseiras do hatch, em atendimento à determinação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
Os modelos envolvidos possuem chassis com número de 3025720 a 3098841. Nos respectivos veículos, os cubos das rodas traseiras, fabricados em ferro fundido, deverão ser substituídos por peças em aço forjado.
Este serviço é gratuito, devendo ser agendado na concessionária e/ou oficina assistencial Fiat de sua preferência. Em caso de duvida, o cliente deve entrar em contato com a central de relacionamento da Fiat, no telefone 0800 707 1000 ou ainda, pelo website: http://www.fiat.com.br/.
Entenda o caso
Depois de uma série de investigações e um longo processo na justiça, a Fiat foi obrigada a fazer o recall imediato do Stilo. Um defeito no cubo das rodas de modelos fabricados entre 2004 e 2008 causou cerca de 30 acidentes e oito mortes. Além do recall, a marca italiana foi multada em R$ 3 milhões por não ter solucionado o problema nem interrompido as vendas do modelo. A decisão foi tomada pelo Ministério da Justiça com base em laudo do DPDC.
Em comunicado, a montadora classificou a decisão judicial como "inusitada" e afirmou que cumpriria a determinação, apesar de discordar "totalmente". Ainda segundo a marca, "os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas". A Fiat reforçou que irá recorrer da decisão que aplica a multa.