A Renault apresentou dia 13/04 o novo Logan. A as mudanças deixaram o sedã muito mais moderno e com visual requintado a pedido dos clientes. As linhas originais predominantemente angulares deram lugar a formas mais suaves e arredondadas, numa nítida evolução estética. O modelo ganhou 3,9 centímetros de comprimento, por conta dos novos pára-choques e agora mede 4,29 metros. No interior, um visível salto de qualidade, com melhorias de acabamento e adoção de novos materiais.
Pára-choques, grade frontal, faróis, lanternas traseira, tampa do porta-malas e interior foram totalmente modificados. O Novo Logan, no entanto, manteve as linhas limpas. Não há excessos nem detalhes desnecessários em sua carroceria. O conjunto continua sugerindo robustez, que é uma das características marcantes do modelo.
As versões e motorização do sedã segue da seguinte forma: Authentique 1.0 16V (R$ 28.690), Expression 1.0 16V (R$ 30.190) e Expression 1.6 16V (R$ 32.690). Os propulsores continuam os mesmos e, no caso do D4D 1.0 Hi-Flex, com 77 cv a 5.850 rpm e 10,1 kgfm a 4.350 rpm quando abastecido com etanol. O K7M Hi-Torque 1.6 8V gera 95 cv a 5.250 rpm e 14,1 kgfm a 2.850 rpm também com o combustível vegetal. A versão Privilège, que ocupava o posto de top de linha com o bloco 1.6 16V, foi extinta e "passou" seu padrão de acabamento para a Expression.
Opcionalmente, a Renault oferece os freios ABS com airbag duplo e terceiro encosto de cabeça traseiro por R$ 2.100. Quem busca mais conforto pode adquirir o “Pack Conf 1” para a versão Expression, que traz ar-condicionado, direção hidráulica, volante regulável em altura, travas e vidros elétricos, travamento automático, faróis de neblina e computador de bordo por mais R$ 4.700 (ou R$ 5.000 no caso do Expression 1.6). Para o modelo ficar completo, o “Pack Conf 2” agrega MP3 player com comando no volante, vidros traseiros e retrovisores elétricos e alarme ao custo de R$ 1.000.
Mais harmonia nas linhas externas
A dianteira do Novo Logan foi totalmente reformulada com a adoção de ampla grade frontal formada por filetes horizontais na cor cinza. Sobre a grade, chama a atenção um friso cromado, presente em todas as versões do modelo. Os faróis, de forma trapezoidal, ficaram maiores, englobando no mesmo conjunto óptico as luzes indicativas de direção. Na versão Expression, os faróis de neblina trazem moldura com acabamento preto.
A traseira, por sua vez, ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado. O pára-choque, que aloja a placa, foi redesenhado, assim como as lanternas, de formato predominantemente vertical. A versão Expression ainda apresenta um elegante friso cromado na extremidade da tampa do porta-malas como diferencial.
Lateralmente, o Novo Logan mantém o visual imponente. A versão Expression agregou novos elementos visuais que remetem à sofisticação, como frisos laterais e maçanetas na cor da carroceria, assim como os retrovisores, quando estes forem elétricos. A chamada "coluna B" (entre as portas dianteiras e traseiras) tem acabamento adesivo em preto fosco. As portas preservam grande ângulo de abertura para facilitar o acesso e a saída dos passageiros.
Sete opções de cores estarão disponíveis para o Novo Logan, das quais duas sólidas (Vermelho Vivo e Branco Glacier) e cinco metálicas (Preto Nacré, Cinza Acier, Bege Angorá, Azul Crepúsculo e Prata Etoile).
Evolução significativa no interior
A cabine do Novo Logan também traz mudanças importantes. A exemplo da carroceria, o painel ficou mais atual, com destaque para a melhoria do acabamento e dos materiais utilizados em sua produção. Plásticos e tecidos de padrão superior deixam claro a evolução de qualidade obtida pelo modelo.
Atendendo a sugestões dos clientes, os botões de acionamento dos vidros elétricos foram instalados nas portas, tornando a operação do equipamento muito mais fácil e acessível. Por falar em portas, a forração interna passa a ser feita com nova padronagem de tecido, e os puxadores foram reformulados: ficaram maiores e mais fáceis de serem acessados.
Na versão Expression, o interior apresenta requintes, como manopla de câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio. O volante, que opcionalmente pode ser revestido de couro, traz o logotipo Renault cromado.
O quadro de instrumentos apresenta novo grafismo. A iluminação na cor âmbar foi mantida, assim como os indicadores digitais de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.
Espaço traduzido em números: Novo Logan leva cinco pessoas sem aperto
Apesar de ser um modelo compacto, o Novo Logan é mais espaçoso que muitos sedãs médios à venda no País. A distância entre-eixos (distância entre os eixos das rodas da frente e de trás) é de 2,63 metros, maior que a encontrada em veículos de segmentos superiores, o que garante amplo espaço interno.
Com 1,740 metro, o Novo Logan é ainda 28 mm mais largo que Ford Focus e Chevrolet Vectra. Os passageiros de trás agradecem: o modelo da Renault é o único de sua categoria a levar cinco pessoas com conforto e sem aperto, pois sobra espaço para os joelhos e para a cabeça. O Novo Logan também é o mais alto da categoria, com 1,534 metro.
A boa largura é sentida também por quem vai nos bancos da frente, já que o espaço para os ombros é bem melhor que o proporcionado pelos concorrentes. Os ocupantes dos assentos traseiros contam com dois cintos de segurança de três pontos, instalados nas laterais, e um sub-abdominal no centro.
No quesito porta-malas, o Novo Logan também vence de goleada os adversários. Sua capacidade de carga é de 510 litros.