Após a revelação do Fluence Z.E Concept durante o Salão de Frankfurt de 2009, a Renault apresenta a versão definitiva do Fluence Z.E., que será comercializada em 2011 na Europa e em Israel. O Renault Fluence Z.E. será o primeiro sedã elétrico do seu segmento a ser vendido em série.
Com um comprimento de 4,75 m, a versão elétrica do Fluence é 13 cm mais comprido em relação ao modelo normal de linha, a fim de permitir a integração das baterias atrás dos bancos traseiros. Portanto, a lateral da carroceria foi redesenhada para manter o equilíbrio geral da versão original.
Na frente, o logo Renault, a lente e a parte inferior da máscara do farol, e o contorno dos faróis de neblina têm uma cor azulada. A grade central de entrada de ar é atravessada por uma faixa preta brilhante, ornamentada por um revestimento constituído de dois círculos azulados, unidos por uma travessa. Por fim, a entrada de ar inferior ostenta uma máscara na mesma cor que a carroceria, unindo os dois faróis de neblina.
O modelo distingue-se por seus retrovisores preto brilhante, seus frisos pintados na cor da carroceria e os dois compartimentos de recarga localizados nos paralamas dianteiros. A tampa do porta-malas é adornada por um painel de cor azulada e um monograma Fluence Z.E. Por fim, a parte inferior do parachoque traseiro é dotada de um difusor preto, para melhorar o desenho aerodinâmico. E as rodas com design específico para o Renault Fluence Z.E. são desenhadas para diminuir as turbulências aerodinâmicas.
O interior do Renault Fluence Z.E. remete ao conjunto dos elementos apresentados na versão normal. Apenas o conta-giros é substituído por um medidor dedicado às informações relativas à autonomia e à recarga. No painel de instrumentos de linhas puras e arrojadas, o friso decorativo apresenta uma cor exclusiva. No console central, as marcações lembram as diferentes posições possíveis da alavanca de câmbio (marcha a frente, marcha a ré, ponto morto e estacionamento).
O motor elétrico de Fluence Z.E é do tipo síncrono com rotor bobinado. Sua potência máxima de 95 cv é obtida em regime de 11.000 rpm e seu torque máximo atinge 22,6 kgfm. Seu peso é de 160 kg. As acelerações geradas por este grupo motopropulsor elétrico são constantes e lineares e o torque máximo é fornecido logo no início.
Os auxílios eletrônicos à condução ABS e ESC foram objeto de uma nova configuração. Em matéria de segurança passiva, a estrutura do Renault Fluence Z.E é reforçada, para garantir o mesmo nível de segurança que a versão térmica, menos comprida e, portanto, mais leve.
O modelo estará disponível em várias opções de cores, entre elas está o azul Energy, nova tonalidade específica dos veículos elétricos Renault. O Fluence Z.E. será fabricado na fábrica OYAK-Renault, em Bursa, na Turquia, na mesma linha de produção do Fluence equipado com motor normal a gasolina ou diesel. Este modelo entrará em produção no primeiro semestre de 2011.