A Mercedes-Benz escolheu o Salão de Pequim para apresentação do conceito CLS Shooting Brake, que começa no próximo dia 23, modelo que antecipa as linhas da nova geração do sedã com ares de cupê que começará a ser vendido na Europa a partir do início do ano que vem. As fotos mostram que o carro continuará tendo o design arrojado como um dos principais atrativos, mas com linhas que seguem o novo padrão da linha de modelos da marca alemã, com ambra grade dianteira, faróis grandes e lanternas que usam apenas leds no lugar de lâmpadas.
As linhas fluídas do conceito, com detalhes salientes e outros aprofundados, serão a tônica da nova identidade visual da fabricante. A porção frontal do Shooting Brake tem um estilo clássico que remete aos veículos Mercedes das décadas de 60 e 70, mas com um toque de modernidade. Na outra ponta, o CLS “familiar” é mais radical no quesito estético ao apresentar uma nova concepção de desenho de lanternas. O conjunto óptico traseiro diferenciado possui uma moldura de leds e luzes no centro da peça.
Características clássicas também estão no interior do conceito, que possui visual muito bem definido para um carro ainda em estudo. O acabamento é impecável, sendo as partes internas das portas, os bancos e o painel revestidos de couro em dois tons contrastantes. A exemplo da capacidade do CLS, o conceito Shooting Brake leva apenas quatro ocupantes. Valem destaque ainda as saídas de ar com desenho arrojado e o porta-copos no console central.
Apesar de ser um conceito, o CLS Shooting Brake já tem três versões. A primeira com motor 3.5 V6 de 300 cv e 37,8 kgfm de torque que funciona com sistema start/stop. Com isso, quando o carro está parado o o motor é desligado tornando a ser ligado automaticamente assim que o acelerador for acionado. Tudo para diminuir o consumo e as níveis de emissões de poluentes. Em seguida, a opção 4.6 V8 de 435 cv e mais de 40 kgfm de torque. Tais motores já são usados em carros de linha da marca, porém, a fabricante afirma que estes são 25% mais econômicos.