A Mercedes começará a produzir a nova geração do Classe R, apresentada como conceito, em março, na última edição do Salão de Nova York.
O modelo será vendido na configuração normal ou estendida e contará com seis opções de motorização, três movidas a gasolina e três a diesel. O Classe R também será equipado com o câmbio 7G-Tronic de 7 marchas em todas as suas versões.
Ainda, referente à motorização, os propulsores do Classe R receberam melhorias. Na opção de entrada, chamada R 300 CDI BlueEfficiency, utiliza um bloco 3.0 V6 diesel capaz de produzir 190 cv de potência e 44,9 kgfm de torque. Já a configuração mais potente movida com o mesmo combustível atende pelo nome de R 350 CDI 4MATIC. Ela conta com 265 cv e 63,2 kgfm de força provenientes de um motor também 3.0 V6.
As motorizações a gasolina variam entre o 3.0 V6 de 231 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, o intermediário 3.5 V6, cujo rendimento é de 272 cv e 35,7 kgfm, até o 5.0 V8, capaz de produzir 388 cv e 54 kgfm. Tanto a opção top de linha diesel quanto gasolina contam com o sistema de tração integral.