A Toyota lança no Brasil o utilitário-esportivo Land Cruiser Prado. Chega em duas versões: manual e automática, com preços de R$ 177.000,00 e R$ 180.000,00, respectivamente.
O novo modelo é importado do Japão e único da categoria no Brasil a dispor de oito lugares. Possui design moderno e robusto, com faróis grandes (e lentes de policarbonato), lanternas elevadas e aspecto esportivo. A carroceria possui contornos e vincos marcantes.
Internamente, os bancos da segunda e terceira fileiras são bipartidos, rebatíveis e removíveis. Conta também com rádio/toca-CDs para seis discos,retrovisores externos com recolhimento elétrico, ar-condicionado com controle automático de temperatura em separado esquerda/direita, computador de bordo com 10 funções (relógio, temperatura externa, barômetro, bússola, altímetro, consumo médio e instantâneo, etc), controlador de velocidade, bolsas infláveis frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os oito passageiros.
Dispõe de chassi de longarinas, suspensões convencionais (com eixo traseiro rígido), tração integral permanente e motor turbodiesel com resfriador de ar, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro, 3,0 litros e 131 cv de potência a 3.600 rpm. O torque máximo é de 35 kgfm a 2.000 rpm e o acelerador é do tipo eletrônico (drive-by-wire), que elimina o vínculo mecânico entre o pedal e a bomba injetora.
O Land Crusier Prado vai disputar a preferência do consumidor com os tradicionais Mitsubishi Pajero, Land Rover Discovery e também do Nissan XTerra.