A Volkswagen acaba de apresentar a nova picape Amarok com cabine simples no Salão de veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha.
A nova picape também é impulsionada pelo motor 2.0 diesel biturbo - há configurações com 122 cv ou 163 cv - em conjunto com o câmbio manual de 6 marchas. Já a tração pode ser apenas traseira ou integral. Assim, estima-se que antes do fim do ano a picape produzida em Pacheco (Argentina) ampliará sua gama com opções mais acessíveis.
Na Amarok com espaço para apenas dois passageiros, que será lançada na Europa no segundo semestre de 2011, a caçamba ficou maior. Segundo a VW, o compartimento tem 2,20 m de comprimento contra 1,55 m no modelo com cabine dupla. A fabricante, porém, ainda não divulgou dados sobre a capacidade de carga do veículo.
No conjunto mecânico, a novidade fica por conta do motor de compressor único que poderá equipar uma possível versão Bluemotion, com consumo de combustível reduzido e menor índice de emissões de poluentes.
Caso se confirme o lançamento dessa nova versão mais econômica, o consumo médio deverá baixar de 13,5 km/l para 14,4 km/l, conforme a fabricante. No caso da atual Amarok 2.0 TDi biturbo, de 163 cavalos, o consumo prometido é de 12,8 km/l.