Modelos recém-lançados internacionalmente, prestes a chegar ao mercado brasileiro, são algumas das principais atrações exibidas pela Volkswagen na 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (27 de outubro a 7 de novembro). O estande da marca também estará recheado de atividades para os visitantes.
Entre os destaques da marca no Pavilhão do Anhembi está o Novo Jetta, uma versão totalmente nova do sedã médio, maior e mais esportiva, que chegará ao Brasil no início do próximo ano. Ele é apresentado agora maior e mais confortável, sustentável e dinâmico - e com um estilo inteiramente novo.
O sedã desenvolvido na Alemanha e fabricado no México traz grandes avanços tanto em conceito como no design. Nunca antes houve um Jetta tão grande: o novo modelo tem 4,64 metros de comprimento, 1,45 m de altura e 1,78 m de largura. É nove centímetros mais longo que a versão anterior.
Alta tecnologia, sustentabilidade e novo design marcam, também, o Novo Touareg. O utilitário esportivo conta agora com uma versão híbrida, a primeira fabricada em série pela Volkswagen, que reúne um motor a gasolina com motor elétrico, com potência total de 380 hp. O conjunto é mais potente que o motor V8 usado na versão anterior, consumindo menos que um V6. Tanto o híbrido com a versão normal, que tem motor V6 TSI com compressor e injeção direta de combustível, são equipados com câmbio automático de oito marchas, que também é o primeiro do tipo produzido pela Volkswagen.
O público que comparecer ao Salão do Automóvel de São Paulo irá conhecer em primeira mão no Brasil a sétima geração do Volkswagen Passat, que começa a ser vendida na Europa no início de novembro e chegará ao mercado brasileiro no próximo ano.
Mostrado pela primeira vez há menos de um mês, no Salão de Paris, o novo Passat chega com a responsabilidade de manter o sucesso de suas versões anteriores, que tiveram mais de 15 milhões de unidades comercializadas. Mais do que nunca, no novo Passat a Volkswagen se preocupou com a qualidade e precisão. Linhas retas, limpeza na escultura das superfícies e proporções dinâmicas caracterizam o estilo da sétima geração do carro. O design deste best seller internacional dá um grande salto à frente, novamente superando os limites de seu segmento.
O Salão marcará, também, a introdução no Brasil da grife R-Line da Volkswagen, responsável pela produção de versões esportivas dos modelos de série da empresa, além de uma linha de acessórios e equipamentos especiais que poderão ser apreciados no Passat CC R-Line. A Volkswagen R Gmbh, nova subsidiária da Volkswagen e responsável pelas modificações, está estabelecendo parâmetros inéditos no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos. Por uma boa razão: a demanda por carros aprimorados pelas próprias fábricas está crescendo de forma contínua e os anseios dos consumidores variam bastante.
Quem for ao Salão também poderá conhecer a versão Cabine Simples da pick-up Amarok, mostrada pela primeira vez em Hanover, há dois meses, que começará a ser vendida no ano que vem. Voltada principalmente para o uso no trabalho, a Amarok com Cabine Simples tem maior espaço para carga e será oferecida com tração integral 4Motion ou com tração traseira. Contando com o mesmo comprimento total da versão com Cabine Dupla, a Amarok Cabine Simples oferece uma caçamba 65 centímetros mais longa, com comprimento total de 2,205 metros.
Um modelo de sonho com design ousado, espírito esportivo e alta tecnologia, a Saveiro Rocket foi concebida especialmente para o Salão do Automóvel por designers e engenheiros da Volkswagen do Brasil. A pick-up conceito, que utiliza motor 1.4 turbo e câmbio manual de seis marchas, tem detalhes exclusivos na carroceria e no interior, inclusive um alentado sistema de som instalado atrás dos bancos.
O projeto da Saveiro Rocket partiu da constatação de que muitos usuários de pick-ups compactas vêem seus carros como veículos esportivos de dois lugares, um tipo de carro que, no Brasil, é raro e, geralmente, tem preço muito elevado. Partindo dessa premissa, a idéia foi reforçar essa tendência de todas as formas possíveis: no exterior, no habitáculo e na parte mecânica.
O Gol Rallye é destinado a um público de espírito jovem e esportivo, que gosta de dirigir e quer um carro capaz de transmitir sua apreciação pelas boas coisas da vida, entre elas o amor pela aventura e velocidade. Com maior altura livre em relação ao solo, pneus de uso misto, design diferenciado e acabamento interior exclusivo, combina jovialidade e dinamismo ao desempenho off road, numa nova opção para os clientes da marca. Na versão I-Motion, com transmissão automatizada sequencial, é oferecido opcionalmente o volante com paddle shifts incorporados, idêntico ao usado no Passat CC produzido na Alemanha, possibilitando a troca manual de marchas sem tirar as mãos da direção, além de agregar comandos do sistema de som.
A Volkswagen está apresentando duas novidades na linha BlueMotion, que chegarão ao mercado no próximo ano, o Fox 1.6 BlueMotion e o Gol 1.0 BlueMotion Technology. Os dois vão se somar ao conhecido Polo BlueMotion 1.6 e terão a companhia no estande da marca do Gol Ecomotion. Para atingir melhora na eficiência no uso do combustível – seja ele gasolina, etanol ou qualquer mistura de ambos - o Fox BlueMotion, por exemplo, passou por modificações na carroceria que reduzem a resistência aerodinâmica, um fator que influencia no consumo mesmo em velocidades moderadas. Teve a relação final da transmissão alongada, o que, além de diminuir o gasto de combustível e as emissões, contribui para diminuição do ruído interno e aumento do conforto de rodagem, sobretudo na estrada.
Tecnologia voltada para o futuro também estará presente no estande da Volkswagen no L1 Concept, um revolucionário automóvel híbrido com dois lugares, com carroceria em fibra de carbono, capaz de rodar 72,4 quilômetros com apenas um litro de combustível. Um chassi especial, com elementos em alumínio foi desenvolvido e a crucial tecnologia da fibra de carbono (CFRP), originada da Fórmula e da indústria aeronáutica, transferida para a construção automotiva. Tudo isso foi combinado com um inédito sistema híbrido de propulsão, criando um carro próximo ao que poderá ser produzido. 2013 é o ano previsto para que este sonho se torne realidade.