O sedã médio Fluence é um dos destaques da Renault do Brasil na edição 2010 do Salão Internacional do Automóvel. O modelo a ser vendido no Brasil será fabricado na planta da Renault na Argentina, com o mesmo rigor e padrão de qualidade adotado nas unidades fabris da Europa e de outros continentes. Foram 28 meses de desenvolvimento, da aprovação inicial do design ao sinal verde para produção e comercialização. Por aqui, o modelo vem para ocupar espaço de destaque em um segmento que cresce a cada dia e que conta com concorrentes de qualidade.
O próprio nome “Fluence” já sugere o estilo deste novo três volumes que está sendo lançado pela Renault. Um sedã dono de linhas fluidas e elegantes, que transmitem idéia de dinamismo e movimento. O Fluence é também um automóvel robusto - sensação reforçada pela elevada “linha de cintura” – e equilibrado. Com traços limpos e harmoniosos, sem excessos ou exageros, o design do automóvel acompanha seu elevado nível de sofisticação. Na verdade, suas dimensões imponentes dão a impressão de se tratar de um veículo de segmento superior:
De uma ponta a outra dos pára-choques, o Fluence tem 4,62 metros de comprimento, sendo maior, por exemplo, que o Honda Civic e Chevrolet Vectra, Toyota Corolla, alguns de seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. O sedã da Renault leva vantagem também no entre-eixos (distância entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veiculo): 2,70 metros, 10 centímetros a mais que o Toyota Corolla.
A dianteira do carro já seduz os olhares, com faróis alongados, de formas predominantemente curvilíneas, avançando sobre pára-choques e o capô. Esta peça, aliás, ligeiramente mais curta, cede espaço ao logotipo da Renault, logo acima da grade frontal, cujos frisos são cromados. O envolvente pára-choque dianteiro ganha terreno sobre os pára-lamas e abrigam os dois faróis de neblina, de contornos arredondados, e uma generosa entrada de ar. O conjunto reza a cartilha do atual padrão mundial de design adotado pela Renault.
Na lateral, destaque para os retrovisores na cor da carroceria – projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo - com luzes indicativas de direção. Ponto para a estética e também para a segurança. Um discreto vinco percorre desde a dianteira do carro, passando pelas duas portas, contornando a traseira até se encaixar harmoniosamente com a tampa do porta-malas, conferindo ao carro um visual dinâmico. Chamam a atenção também os largos frisos instalados na parte inferior das portas e as bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas.
A parte traseira do Renault Fluence, por sua vez, é realçada pelo imponente porta-malas, cuja capacidade de carga é de 530 litros, superior a de seus concorrentes diretos. O Honda Civic, por exemplo, leva 340 litros.
As lanternas do Fluence são bicolores e apresentam linhas mais angulares, sendo divididas pela tampa do porta-malas, que abriga a placa de identificação do veículo. A ponteira do escapamento cromada e duas luzes de posição nas extremidades do pára-choque completam o conjunto.
Conforto para quem viaja de primeira classe
Com 10 centímetros a mais de distância entre-eixos que o Toyota Corolla, o novo Renault Fluence acomoda muito bem os dois passageiros da frente e mais três pessoas atrás. Quem fica no meio ainda se beneficia de um detalhe: nessa parte, o banco é ligeiramente recortado para acomodar melhor as pernas do ocupante.
Além de espaçoso, o interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque. Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.
Em termos de ergonomia, tudo no Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura. Nele, estão instaladas as teclas do piloto automático, e o controle do rádio estão fixos na coluna de direção. Tudo para proporcionar ao condutor o máximo de conforto e segurança.
Os instrumentos analógicos com aros cromados e iluminados num tom levemente azulado demonstram a sofisticação do novo Renault Fluence e tornam a condução ainda mais agradável. O estilo dos instrumentos facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista.
O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura que melhor lhes convém e mantém sempre a temperatura desejada no habitáculo, independentemente das condições externas. Faça chuva ou sol, seja inverno ou verão, a temperatura escolhida será sempre mantida. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado.
O Fluence conta ainda com um teto solar elétrico, possibilitando uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um interior que privilegia, de forma natural, a luminosidade.