A Honda apresentou no 27° Salão do Automóvel de Bankoc, na Tailândia, o protótipo do Brio, seu novo compacto voltado para o mercado asiático e previsto para chegar à Tailândia e à Índia em 2011. O modelo foi projetado para o uso urbano e terá variantes de acordo com as preferências de cada país no qual ele será comercializado, com o intuito de atender às necessidades de cada região, mas já tem produção confirmada nos principais países emergentes, como o Brasil, onde será produzido a partir de 2013.
O Brio ficará baixo do Fit e terá como concorrentes os modelos Hyundai i10, Kia Picanto e o novo Chevrolet Spark. No Brasil, a marca japonesa aposta nua briga com o Fiat Uno. Na Ásia, o carro poderá ser equipado com motor 1.2 a gasolina que deverá fazer até 20 km/l, mas no Brasil tudo indica que será o 1.4 do Fit.
O modelo é feito sobre a mesma plataforma do Fit/City. O uso de componentes em comum é mais do que justificado, já que o Brio é feito para ter preço competitivo e para isso precisa usar itens de baixo custo de fabricação. O modelo tailandês terá um motor com autonomia, procurando ser reconhecido como um “carro ecológico” no país. Já a versão indiana apelará para o bolso do consumidor, com o intuito de ser acessível para todos os níveis sociais do país. O presidente e CEO da Honda, Takanobu Ito, disse que vai usar a popularidade das motocicletas da marca nesses países para incentivar a compra de seus carros.
Seguindo a filosofia da marca japonesa de fabricar os mesmos modelos em todo o mundo, o carro que será feito no Brasil deverá ser igual ao que começará a ser montado na Tailândia em fevereiro próximo. Entre suas qualidades está o centro de gravidade baixo e o bom espaço interno, suficiente para levar cinco ocupantes.