A Volkswagen apresenta em Detroit o maior Passat de todos os tempos. O sedã será feito na nova fábrica da Volkswagen nos Estados Unidos, em Chattanooga, estado do Tenessee. O lançamento no mercado começará em meados de agosto, com vendas antecipadas iniciando na metade de julho.
Referente ao visual, o equilíbrio de proporções do novo Passat é o responsável por seu estilo singular, atemporal e imponente. Poucas linhas precisas são o suficiente para definir suas formas. O elemento fundamental de identificação de uma marca forte é definido pelo estilo de sua dianteira.
Mas, diferentemente dos modelos mais compactos, em que a grade do radiador é mais plana e fluída, no novo Passat esse componente é esculpido numa forma tridimensional. Indo além, a grade é posicionada mais para cima e provoca uma impressão mais destacada e elegante pela precisão de sua geometria. Abaixo do parachoque pintado na cor da carroceria, há outra entrada de ar que é emoldurada lateralmente por aletas cromadas.
Na área sob as portas, uma junção com aspecto muscular cria um vigoroso jogo de reflexos luminosos. Nas versões de equipamento mais elevadas, a junção é emoldurada por uma estreita faixa cromada que complementa os elementos em cromo dos parachoques dianteiro e traseiro. Ao mesmo tempo, a vigorosa escultura das molduras das rodas enfatiza as características dinâmicas do Passat. A menor combinação de rodas e pneus da VW: aros de 16 polegadas com pneus 215/60. Ainda, as grandes lanternas traseiras, cujas linhas se prolongam para as laterais, reforçam o dinamismo do já elegante estilo traseiro.
Também por dentro, a aparência é de um carro muito mais caro. O modelo tem 4.868 mm de comprimento. A distância entre os eixos é de 2.803 mm e a largura total, 1.835 mm. Seu tamanho aumentou em todas as três dimensões, comparadas às da versão anterior, que já oferecia um habitáculo espaçoso. O porta malas também oferece muito espaço, com 529 litros de capacidade de carga.
Como na parte externa, o interior se caracteriza por uma estrutura formal limpa e geométrica.
A instrumentação frente ao motorista é similar à usada no Touareg, com aros cromados, posicionamento centrado e com um mostrador digital multifunções entre o velocímetro e o contagiros. Com exceção da versão básica, todos os novos Passats têm detalhes interiores em cromo nos comandos dos vidros, ajuste dos retrovisores e botão de abertura do porta malas. Os assentos são excepcionalmente confortáveis. Mesmo na versão de entrada, o banco do motorista tem ajuste de altura e é equipado com suporte lombar ajustável.
Referente à motorização, tudo inicia por um motor de cinco cilindros com 170 cv (a 5.700 rpm), que está sendo usado no Passat pela primeira vez. Com transmissão manual, ele acelera o sedã até 100 km/h em apenas 8,2 segundos. Alternativamente, o 2.5 MPI pode ser conjugado a um câmbio automático de seis velocidades. Nesse caso, o carro alcança 13,12 km/l e atinge 100 km/h em 8,7 segundos.
Uma obra-prima inteiramente diferente é o seis-cilindros com 280 cv (a 6.200 rpm) e torque máximo de 350 Nm (entre 2.500 e 5.000 rpm). Acelera até 100 km//h em apenas 6,5 segundos. A troca de marchas deste modelo topo de linha é efetuada pelo câmbio DSG de série, com seis marchas. Esta transmissão, com dupla embreagem, é considerada o sistema automático mais eficiente do mundo.
Também, no novo Passat, é oferecido um TDI com 140 cv (a 4.000 rpm). O modelo TDI arranca de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. O TDI pode ser adquirido, opcionalmente, com o câmbio DSG, de seis marchas. Nessa configuração, o carro também atinge 18,1 km/l no ciclo extra-urbano e, com o câmbio DSG, a aceleração de 0 a 60 km/h melhora para 9,1 segundos.