Anunciada no final de 2010, a Kawasaki Ninja 650R chega como mais uma opção no segmento de motos de 600 cm3. Equipada com o mesmo motor de dois cilindros paralelos e 649 cm³ da naked ER-6n, o modelo ganhou o nome “Ninja” em função de sua carenagem integral que dá um toque a mais de esportividade para o modelo. Mas apesar do nome famoso, a Ninja 650R promete ser uma moto bastante amigável para os iniciantes e uma alternativa para aqueles que querem uma motocicleta para o uso diário, mas não abrem mão de um visual mais radical.
Disponível em duas cores -- o tradicional verde Kawasaki e o sóbrio preto metálico -- a Ninja 650R vai ser vendida no Brasil na versão standard e também com freios ABS. Cotada a R$ 27.770 (R$ 29.990 com ABS), essa Ninja de dois cilindros chega com um preço competitivo para disputar o mercado das motocicletas de 600 cm3 com carenagem. Atualmente, suas principais concorrentes são a Yamaha XJ6F (R$ 31.720) e a Suzuki GSX 650F (R$ 31.900), ambas têm preços superiores, porém são equipadas com motores de quatro cilindros.
MOTOR E ESTILO
O propulsor bicilíndrico com duplo comando no cabeçote e oito válvulas, alimentado por injeção eletrônica, que equipa a Ninja 650R, proporciona o mesmo desempenho que a versão naked: 72,1 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm. E seu torque de 6,7 kgfm a 7.000 rpm e a força em médios regimes fazem dela uma boa companheira para o uso urbano. Com câmbio de seis marchas e transmissão final por corrente, a Kawa de 650 cm3 tem ainda embreagem multidisco em banho de óleo.
Na estrada, o piloto vai contar com a proteção de uma carenagem integral que foi reformulada em 2010 -- a versão anterior tinha apenas um farol central. Agora são dois faróis que conferem um visual bastante agressivo e que remete claramente às suas irmãs maiores e mais nervosas, a ZX-6R e a ZX-10R. Apesar disso, o comportamento da Ninja 650R deve ser bem mais calmo que o da ZX-6R, equipada com motor de quatro cilindros e potência de 128 cavalos.
Seu painel, completamente digital, foi inspirado nas motos de competição da fábrica de Akashi. Traz velocímetro e conta-giros digital, além de relógio, hodômetros, marcador de combustível e luzes de advertência.
CICLÍSTICA E ERGONOMIA
Assim como o motor, o quadro e as suspensões são compartilhados com a ER-6n. O quadro tubular em aço tem garfo telescópico convencional na dianteira e um monoamortecedor traseiro fixado lateralmente. Porém, a geometria da Ninja 650R é diferente. A esportiva tem inclinação (25°) e trail (106 mm) maiores, e consequentemente uma maior distância entre-eixos (1.415 mm na Ninja 650R contra 1405 mm na naked).
A frenagem fica por conta de dois discos de 300 mm em forma de pétala com pinça de dois pistões, na dianteira; e um disco de 220 mm e pinça de pistão simples, na traseira. Mesmo sistema utilizado na ER-6n e que deve ser suficiente para parar com segurança os 204 kg (peso em ordem de marcha) da versão standard da Ninja 650R -- a versão com freios ABS tem quatro quilos a mais.
Equipada com rodas de liga-leve de 17 polegadas, a esportiva de 650cm3 é calçada com pneus radiais sem câmara nas medidas: 120/70 (dianteira) e 160/60 (traseira).
Já o banco, guidão, pedaleiras e alças para a garupa são os mesmos da ER-6n. O que significa que, apesar do visual mais esportiva, a Ninja 650R tem uma posição de pilotagem bastante confortável e ereta sem cansar demasiadamente o piloto.