A Honda divulgou a versão 2012 do Civic para os Estados Unidos, geração que chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano. O modelo estará nas revendas da América do Norte ainda este semestre, nas opções sedã, esportiva Si, cupê, híbrida e de baixo consumo. A expectativa da marca japonesa é de ganhar mercado oferecendo variáveis para todos os tipos de gosto.
A principal diferença visual entre as versões fica na dianteira, com para-choques e grades dianteiras que se alteram dependendo do modelo. A cara mais tradicional fica por conta do sedã, que traz linhas mais conservadoras e poucos detalhes.
O sedã médio recebeu traços parecidos com os do Civic conceitual exibido pela Honda no Salão de Detroit de 2011. De acordo com a marca japonesa, o modelo recebeu linhas que permitem melhor aerodinâmica. Há também uma configuração econômica para o mercado externo, chamada HF.
A configuração HF do sedã foi projetada para ser a mais econômica do modelo a utilizar somente gasolina para propulsão, e realizará consumo médio de 17,3 km/l. Seu motor é o 1.8 16V i-VETC. A nova configuração híbrida do modelo (que mescla o uso de motor a gasolina e elétrico) foi reajustada e teve seu consumo médio combinado diminuído de 17,3 km/l para 19 km/l, afirma a empresa.
Conforme revelamos anteriormente, a variante esportiva Civic Si receberá motor 2.4 e novo câmbio manual com 6 marchas. Embora não divulgue o dado específico, a empresa afirma que o propulsor produzirá “por volta de 200 cavalos de potência e 23,5 kgfm de torque”. A nova configuração, no entanto, foi projetada para ter seu consumo rodoviário diminuído de 12,3 km/l para 13,1 km/l.
Já a configuração comum do modelo (comercializada como sedã, hatch e coupé no exterior) será vendida com motor 1.8 i-VTEC de 140 cavalos de potência e câmbio automático de 5 marchas. A Honda também disponibilizará uma configuração movida a gás natural veicular (GNV).