A Kombi, a van mais famosa da Volkswagen está em nosso mercado há mais de 50 anos, desde que começou a ser fabricada por aqui em 1957 com motor 1.2. Na Alemanha, popularizou-se como Bulli ou New Bulli. O conceito da nova Kombi estará no Salão de Genebra, como uma evolução do conceito Microbus.
Bulli é uma van compacta de seis lugares que tem 3,99 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,70 m de altura e 2,62 m de distância entreeixos. Ela é equipada com motor elétrico dianteiro, que gera o equivalente a 115 cv e 26,51 kgfm. Alimentado por baterias de íon-lítio, esse propulsor tem autonomia de 300 km e leva o protótipo a 100 km/h em 11,5 segundos, de acordo com a VW. A velocidade máxima chega a 140 km/h. Apesar de desenvolvido para abrigar o motor elétrico, o projeto da Bulli prevê a acomodação de unidades a gasolina ou diesel – com injeção direta de combustível em ambos os casos.
Caso os seis lugares disponíveis estejam ocupados, restam 370 litros para o transporte de carga. Com os assentos rebatidos, a capacidade sobe para 1.600 l e abre espaço para o transporte de objetos com até 1,80 m de comprimento.
O exterior do carro foi claramente baseado no modelo do passado, com o estilo “saia e blusa”. Um sistema de navegação e interatividade está acoplado ao console da van, tudo na tela touch screen do iPad. A alavanca de câmbio, desnecessária em modelos movidos por motores elétricos, foi substituída por um botão seletor, que permite ao condutor escolher entre marchas à frente e à ré.
Como as Kombis originais, a Bulli tem pintura em duas cores, com recorte em “V” na dianteira – que traz grade e faróis bem estreitos. As rodas são de 18 polegadas, cobertas por estilizadas calotas cromadas.