A Volkswagen do Brasil está lançando a versão básica da Amarok, a premiada pick-up média que é referência em seu segmento. Disponível na configuração cabine dupla, a novidade tem as opções de tração 4x2, traseira, ou 4x4 selecionável, e vem equipada com a versão de 122 cv do motor 2.0 Turbo diesel, que dispõe de uma turbina.
Com a chegada dessas duas novas opções, a linha Amarok passa a contar com quatro versões. As versões Trendline e Highline da pick-up, que já eram oferecidas com o motor TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, não tiveram alterações. A nova versão da Amarok Cabine Dupla tem preço público sugerido de R$ 88.990 com tração 4x2 traseira e de R$ 92.990 para a opção com tração 4x4.
O motor 2.0 TDI Turbo diesel de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de injeção Common Rail de alta performance, da versão de entrada da Amarok é o mesmo propulsor básico da versão Highline (a opção topo de linha da pick-up), porém com um único turbo compressor, capaz de atingir potência máxima de 122 cv a 3.750 rpm. O torque máximo é de 34,7 kgfm a 1.750 rpm.
A Amarok básica, tanto na versão 4x2 como na 4x4, traz de série ABS para off-road, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), proporcionando maior eficiência de frenagem. Outros itens de segurança oferecidos de série na Amarok básica são Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL) – que aciona o freio da roda que ficou sem tração em baixa velocidade, evitando que a pick-up patine –, além do Sistema de Controle de Tração (TCS), Sistema de Assistência à Frenagem (BAS), Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem (EBD) e Controle Eletrônico de Frenagem (EBC).
A Amarok básica também traz de série ar-condicionado Climatic, direção hidráulica, protetor do cárter, rádio CD/MP3 Single DIN com entradas SD-card e USB e com Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters, ajuste de altura para o banco do motorista, transmissão manual de 6 velocidades, para-choque dianteiro na cor da pick-up e traseiro preto, entre outros. Entre os opcionais estão airbags para motorista e passageiro, alarme antifurto, travamento manual do diferencial traseiro, rodas de liga leve Tarumã aro 16, pneus 245/70 R16, estepe em liga leve, travamento central das portas por controle remoto, além de vidros e espelhos com acionamento elétrico.
A tração 4x2 oferece uma opção econômica e racional para aqueles que usam a Amarok predominantemente no asfalto. A Amarok com tração 4x4 selecionável (4Motion), por sua vez, proporciona um excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo "4" em vermelho na designação do modelo. Essa versão utiliza acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das pick-ups. Ao acionar o modo 4x4, por meio de um botão, o torque é distribuído igualmente entre os dois eixos.
A versão básica da Amarok está disponível em oito cores, sendo duas sólidas (Branco Cristal e Verde Tropical), cinco metálicas (Prata Vegas, Prata Sargas, Cinza Iron, Azul Island e Marrom Safari) e a perolizada Preto Mystic.
A linha Amarok também conta com as versões superiores Trendline (R$ 102.990) e Highline (R$ 119.490). Ambas são equipadas com o motor diesel TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv (a 4.000 rpm), dotado de sistema de injeção Common Rail de alta performance e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,8 kgfm a apenas 1.750 rpm. Essa motorização também traz o conceito de "downsizing", com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque.
As versões Trendline e Highline da Amarok trazem de série a tração 4x4 selecionável com reduzida (4Motion) com os sistemas auxiliares de Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL) e o Sistema de Controle de Tração (TCS). São também de série nessas duas versões os airbags para motorista e passageiro, piloto automático e computador de bordo, travamento central com controle remoto, vidros elétricos, entre outros itens.
A Amarok traz as maiores medidas em seu segmento tanto nas dimensões do habitáculo quanto na caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.
Na caçamba da Amarok, as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m². Mas isso não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo dessa categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a essas medidas de referência, a menor altura entre o assoalho da caçamba e o solo (779 mm) da categoria e a capacidade para levar entre 1.018 kg (Highline) e 1.044 kg (Trendline), é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem prender a carga com segurança. A Amarok pode tracionar reboques com até 2.400 kg de peso em rampas com inclinação de até 12%.
A Amarok apresenta a mais alta tecnologia em segurança, tornando-se referência para o segmento de pick-ups médias. Vários dispositivos podem ser destacados, entre os quais o Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESP), oferecido como opcional nas versões Trendline e Highline. Inédito entre as pick-ups médias do mercado brasileiro, o ESP evita a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção. As versões Trendline e Highline ainda oferecem o ABS off-road, o Sistema de Assistência à Frenagem (BAS), Controle Eletrônico de Frenagem (EBC) e Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem (EBD).