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19/04/2011
Volkswagen apresenta o Beetle para uma nova era
Modelo-ícone da marca foi lançado simultâneamente em Xangai, Nova York e Berlim.
 
   
 

A chegada da nova geração do Beetle foi celebrada simultaneamente em três continentes, por fãs do modelo-ícone da Volkswagen. Ontem (18/04), enquanto em Nova York e Berlim o novo modelo compartilhava o palco com o grupo "The Black Eyed Peas" e a dupla de DJs belga "2manydjs", na China era o centro das atenções no Salão de Xangai, também num concerto promovido pela rede de televisão MTV.Beetle nos Estados Unidos, Fusca no Brasil, Käffer na Alemanha, Maggiolino na Itália e Jia Ke Chong na China.

Criar um novo carro sem prejuízo da personalidade do Beetle foi um desafio para a equipe chefiada pelos designers Walter de Silva e Klaus Bischoff, responsáveis pelo design do Grupo e da Marca Volkswagen. Para ambos, ter como base um design tão reconhecido e independente exigiu uma compreensão tanto do espírito do produto como da marca. O objetivo foi claro: criar um novo original.

A equipe começou o projeto visando criar um carro que remetesse mais ao Beetle original que ao New Beetle de 1998. Proporções dinâmicas foram colocadas como uma das prioridades. Um fato interessante é que muitos dos jovens designers envolvidos no projeto conhecem intimamente o antigo Fusca: o carro original, refrigerado a ar, também é cultuado pela nova geração de profissionais da indústria automotiva. Foi assim que o projeto chegou a uma definição – um carro para os dias de hoje e, ao mesmo tempo, um tributo ao modelo que originou todo um grupo automobilístico.

Os números confirmam: o carro é 84 mm mais largo, 12 mm mais baixo e 152 mm mais longo. Há um novo jogo nas dimensões. O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse estendido, o parabrisa mais inclinado e que a parte traseira fosse mais fiel ao Beetle original. Paralelamente, a equipe aumentou as bitolas e a distância entre os eixos, dando ao carro uma aparência de mais força e tensão muscular.

Visivelmente moderno, o novo Beetle preserva todas as características do modelo original, incluindo os faróis arredondados, os paralamas salientes, o perfil dos capôs, laterais e soleiras das portas e, mais do que nunca, as rodas avantajadas (até 19 polegadas). O interior do carro foi criado para proporcionar ao condutor uma experiência mais dinâmica, ligada à agilidade esperada de um cupê. O design é claramente orientado para o motorista, com fácil acesso a todos os comandos. Mais uma vez, a Volkswagen introduz materiais de qualidade superior aos limites da categoria.

Novas opções de equipamentos de som, navegação e comunicação, evidentemente, não poderiam faltar – entre elas há um sistema criado pela Fender, lendária fabricante de guitarras e outros instrumentos musicais, com potência de 400 watts. O resultado é um carro com estilo, ergonomia, comportamento e qualidade, capaz de agradar o usuário e com uma personalidade altamente individualizada.

O novo carro será oferecido internacionalmente em três versões de equipamento, "Beetle", "Design" e "Sport", cada uma com sua personalidade intrínseca. Simultaneamente, para cada mercado, em todo o mundo, poderá ter detalhes especificamente desenvolvidos.

Para atender às exigências do mercado global, o novo Beetle será oferecido com uma ampla gama de motores, a diesel e gasolina. O mercado norte-americano, por exemplo, contará com um diesel de 140 cv, novidade naquele país, e versões a gasolina com 170 cv e 200 cv. Há duas opções de câmbio, manual e automático com dupla embreagem, ambas com seis marchas.

As opções para outros países vão de 105 cv a 200 cv, todas com câmbio manual ou automático DSG, com dupla embreagem. Com o motor mais potente, o Beetle atinge 225 km/h. Para aumentar a segurança em alta velocidade, a versão européia com motor de 160 cv e a global com 200cv contam com bloqueio eletrônico do diferencial XDS. O sistema melhora a dirigibilidade nas curvas mais rápidas, tornando o comportamento do carro mais neutro usando os freios para evitar que a roda interna da curva deslize.
 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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