O novo Volkswagen Passat está chegando ao mercado brasileiro a partir da próxima semana. Com mais de 15 milhões de unidades vendidas, desde seu lançamento, em 1973, o carro é um dos mais bem sucedidos em todo o mundo e entra, agora, em sua sétima geração.
O novo Passat é o segundo modelo da Volkswagen, após o Phaeton, com a dianteira destacada por uma grade com quatro barras transversais. A grade tem a mesma altura dos faróis.
O desenho da dianteira, completamente novo, associado às dimensões do novo Passat - 1.820 mm de largura e 4.769 mm de comprimento (4.771 mm na Variant) dá ao carro uma aparência ainda mais dominadora. A altura do Passat Sedan é de 1.480 mm e da Variant de 1.488 mm.
Ainda, a parte dianteira se funde à lateral através do contorno do capô em forma de V, similar ao do Phaeton, e das características linhas dos paralamas. O perfil lateral, com os espelhos de novo design, também se caracteriza pelo forte caimento entre o teto e a traseira. A diminuição da forma de cunha, comparada à versão anterior do Passat, juntamente com a nova estilização das linhas, deu à traseira do carro uma aparência mais leve e elegante. A traseira parece mais baixa e as superfícies, nas duas versões de carroceria, mais largas. Também se destacam as lanternas traseiras, que agora se envolve abraçando as laterais com uma área significativa das suas luzes principais.
O interior do Passat recebeu materiais novos e mais elegantes, com detalhes de acabamento em alumínio escovado. Combinando, os aros dos interruptores das luzes, ajuste dos espelhos e comandos dos vidros são cromados. Ainda, o modelo é equipado com bancos totalmente redesenhados, com forração em couro "Nappa", nas cores preto, bege ou marrom. O amplo portamalas do sedan dispõe de 485 litros de espaço e a variant conta com 513 litros. O novo Passat está equipado com itens como airbags frontais de duplo estágio, apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos dianteiros, pedais especiais à prova de choques e airbags laterais na dianteira e de cortina nas janelas da frente e de trás.
O motor 2.0 TSI do novo Passat ganhou 11 cv em relação ao usado na versão anterior. O novo motor TSI, que estreou no Golf GTI, atinge sua potência máxima a 5.300 rpm. O torque máximo, de 280 Nm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm. O Passat TSI atinge 210 km/h. Para chegar a 100 km/h, o sedan leva 7,6 segundos e a variant, 7,7 segundos. O propulsor é conjugado a uma transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas, a mais avançada do mundo para carros de passeio. Este tipo de câmbio se caracteriza pelo alto desempenho na troca de marchas e por proporcionar alta economia.
O novo modelo também traz diversos itens tecnológicos nesta nova geração. Um deles é o Adaptative Cruise Control (ACC), o controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a velocidade programada e monitora a distância do carro que está à frente, além do Front Assist, que consiste em um sistema de frenagem (caso o carro esteja a menos de 30 km/h) quando a distância entre o carro da frente fica reduzida. Referente aos preços, o Passat sedan parte de R$ 106.700,00 e pode chegar a R$ 138.269,00 com todos os opcionais, enquanto a Station Wagon vai de R$ 113.130,00 a R$ 146.144,00.