A BMW apresentou oficialmente a segunda geração do Série 1 na Europa. O modelo será um dos destaques da marca para o Salão de Frankfurt, em setembro, e ganhou uma dianteira mais alongada e uma traseira mais sóbria.
Ainda, o novo Série 1 conta com 85 mm de comprimento e 30 mm de entre-eixos (2,69 m). A capacidade do porta-malas também foi aumentada de 330 para 360 litros (1.200 l com os bancos rebatidos). E internamente, o acabamento ficou mais caprichado e o painel também ganhará uma tela de 6,5 polegadas - podendo chegar a 8,8 polegadas como item opcional -, com acesso à internet.
Referente à motorização, os propulsores são turbo e de nova geração. Há duas opções 1.6 a gasolina, de 136 cavalos e 170 cv. O modelo de entrada, 1.6 de 136 cv, tem torque de 22,4 kgfm a partir dos 1.350 rpm, enquanto o mais potente empurra 25,5 kgfm a 1.500 giros. Além dos motores a gasolina, o veículo é oferecido na Europa com motor 2.0 diesel, com potência que varia de 116 cv a 184 cavalos.
Entre as opções de câmbio, o modelo deve ser equipado com uma transmissão manual de seis marchas ou automática de oito. O novo BMW Série 1 chega à Europa no fim do ano e no início de 2012 no Brasil.