O sucesso nas provas do Mitsubishi Cup e a alta procura dos pilotos por um veículo robusto e com resistência, fez com que a Mitsubishi Motors desenvolvesse esse novo carro para as provas off-road.
Com base na plataforma do modelo L200 Triton RS, que foi projetado pela engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil para as competições do Mitsubishi Cup, a Triton SR foi concebida para ser um carro resistente, com desempenho e segurança para o rali cross-country. O veículo é equipado com motor flex de seis cilindros e 24 válvulas.
Em 2010, a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad venceu o Rally dos Sertões com a primeira versão da Triton SR. Foi também a primeira vez que um carro movido a etanol ganhou a classificação geral de uma prova internacional de rali.
Para este ano, o veículo foi reestruturado e ganhou componentes diferenciados, o que possibilitará aos pilotos personalizarem seu carro de acordo com a necessidade, seja no tipo de câmbio, acabamento interno, entre outros opcionais.
A dupla Reinaldo Varela e Eduardo Bampi usará a Triton SR no Rally dos Sertões 2011, correndo na categoria Pró Etanol. A prova, que larga nesta quarta-feira (10) em Goiânia (GO), é considerada a maior disputa do off-road nacional e a segunda maior do mundo. Com um percurso de mais de 4.000 quilômetros, os competidores passarão por cinco estados até a chegada em Fortaleza (CE) no dia 19.
A L200 Triton SR será vendida sob encomenda através de uma programação prévia de produção, com entrega das primeiras unidades a partir de outubro de 2011. Os pilotos poderão usar o carro em qualquer prova do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, Rally dos Sertões e outras provas off-road.
Ficha Técnica -Triton SR
Categoria: Pró-etanol
Motor: 6 cilindros em V, 24 válvulas, 3500 cilindradas, SOHC
Potência: 247HP / 5200 rpm
Torque: 407 kgf.m / 4200 rpm
Tração: 4x4 integral
Comprimento: 4550 mm
Largura: 1925 mm
Altura: 1750 mm
Entre-eixos: 2960 mm
Altura livre do solo: 250 mm
Peso mínimo em ordem de marcha: 1800 kg
Tanque: 360 litros
Suspensão: Independente na dianteira e traseira com amortecedores Ohlins