A Ford anunciou o desenvolvimento de um novo Focus RS. O motor, a gasolina, será um Ecoboost 2.0 com turbocompressor BorgWarner e que deverá gerar cerca de 350 cv (ainda sem confirmação). Este motor substituirá o atual 2.5 de 300 cv. Assim, os propulsores pequenos continuam a substituir os de 6 e 8 cilindros, sem perda de desempenho e, principalmente, menos poluentes.
Em junho passado, no último Salão de Buenos Aires, uma das atrações foi o Ford Mondeo sedã, com novo “design”, transmissão PowerShift de 6 velocidades, dupla embreagem e, na versão Titanium, com turbo BorgWarner em motorização EcoBoost 2.0 de 4 cilindros e 240 cv. Embora produzido na Argentina, a importação deste carro para o Brasil ainda não está nos planos da Ford.
Esta tendência mundial por motores pequenos (downsizing), mais leves, menos poluentes e de igual ou superior potência aos de maior cilindrada, ainda não ganhou força no Brasil. Até agora nos limitamos a algumas importações, como a do Mini Cooper inglês 1.6 de 16 válvulas, 211 cv e turbo da mesma marca dos Ford Focus RS e Mondeo Sedã.