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06/09/2011
VW apresenta monoposto urbano com alta tecnologia
Monoposto com apenas 460 kg e propulsão elétrica foi especialmente criado para o transporte individual.
 
   
 

A Volkswagen vai apresentar no 64º Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt um carro para as cidades no futuro: o NILS. O veículo elétrico, para uma só pessoa, reflete uma forma minimalista de mobilidade, nova e fascinante. O carro-conceito - com sua avançada estrutura em alumínio, portas em forma de asas e rodas salientes – tem alta performance dinâmica, deslocando-se silenciosamente e sem emissões. O projeto é apoiado pelo Ministério Federal do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha.

O NILS é muito compacto e ocupa muito pouco espaço no trânsito. Tem apenas 3,04 metros, é 50 cm menor do que o Volkswagen up!. A largura, de roda a roda, é de 1,39 metro e a carroceria, em si, tem apenas 0,86 m na transversal. O carro tem 1,2 m de altura - o Porsche 911 tem 1,31 metro.

Mais importante que as dimensões é o layout da carroceria. O NILS segue o mesmo princípio construtivo de um carro da Fórmula 1: o piloto no meio, o motor na traseira, as rodas salientes. As rodas de liga leve com 17 polegadas são equipadas com pneus 115/80 na frente e 125/80 na traseira, otimizados para reduzir a resistência ao rolamento.

Compacto e leve (460 kg), ele é muito divertido de dirigir. É um carro ágil, com velocidade máxima de 130 km/h, e pode acelerar até 100 km/h em menos de 11 segundos. Isto se deve a um motor elétrico relativamente pequeno, com 15 kW (20,4 cv) de potência nominal e um pico momentâneo de 25 kW (34 cv).

Uma bateria de íon-lítio, com 5,3 kWh, possibilita uma autonomia de até 65 quilômetros, dependendo da maneira de dirigir. Uma bateria deste tamanho é relativamente barata e sua capacidade é suficiente para este tipo de carro. O veículo experimental pode ser carregado por meio de uma tomada convencional de 230 Volts (tempo máximo de duas horas) ou em uma estação de abastecimento para veículos elétricos.

Ao estabelecer o sistema de propulsão elétrica, os engenheiros fizeram uso da experiência acumulada pela Volkswagen no desenvolvimento de outros carros conceituais, como o L1 e o XL1, assim como futuros modelos de produção, como o Golf Blue-e-Motion e o up! Blue-e-Motion. A peça central da unidade propulsora é um motor elétrico com 19 kg. A tração é feita pelo eixo traseiro.

Com o NILS, o usuário não apenas irá para o trabalho sem provocar emissões, mas irá se divertir bastante no caminho. Ele se comporta como um carro esportivo, com sua direção totalmente mecânica e o assento em forma de concha posicionado ao centro. Saindo da imobilidade, o motor produz um torque máximo instantâneo de 130 Nm (13,3 kgfm), transferido para o eixo traseiro pela transmissão de uma única marcha.

As suspensões dianteira e traseira têm braços triangulares duplos. O sistema ESP de controle eletrônico de estabilidade garante que, com toda sua agilidade, o NILS mantenha sempre a trajetória, mas a ótima distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro contribui para que o ESP tenha que entrar em ação o mínimo possível.

O painel de instrumentos foi feito especialmente para o veículo elétrico, constituindo-se numa tela TFT de sete polegadas. A velocidade é mostrada digitalmente, no centro. O fluxo de energia é representado por barras. Outro gráfico informa sobre a autonomia de rodagem.

O segundo instrumento é móvel: o Dispositivo de Informação e Entretenimento Portátil (PID). Ele é conectado à coluna dianteira, à direita do painel de instrumentos. Usando a tela sensível ao toque, o motorista controla as funções de navegação, rádio, mídia, telefone, computador de bordo e, para pré-configurar a autonomia, a função "Eco". Ao iniciar um percurso, o PID calcula a autonomia e, em seguida, mostra o caminho em um mapa com o raio de alcance do carro e os destinos possíveis dentro da capacidade de carga da bateria.

Para economizar peso e custos, certos elementos funcionais e controles dispensam a assistência elétrica. Os espelhos laterais, por exemplo, são ajustados manualmente, o que não chega a ser inconveniente em um interior com apenas 61 cm de largura. Também não há assistência para a direção, o que não é problema em um veículo que pesa menos de 500 kg. Ao mesmo tempo, o sistema de aquecimento e ventilação é controlado eletronicamente. O motorista ajusta a temperatura desejada e a intensidade do ventilador por meio de dois controles deslizantes.

A carroceria, com estrutura especial de alumínio, foi criada para ser uma eficiente célula de segurança. A estrutura básica é feita de peças de alumínio extrudado, alumínio fundido e chapa de alumínio. A moldura do teto, a barra anticapotagem reforçada atrás do motorista e o cabeçote frontal são de chapa de alumínio de alta resistência. Também são extremamente resistentes as peças de alumínio extrudado usadas na área das soleiras laterais, perfis transversais e nos perfis transversais otimizados para colisões (seções dianteira e traseira do carro).

Elementos de xenônio e LEDs são usados nos faróis, lanternas traseiras e indicadores de direção. Na frente, dois módulos bi-xenônio atuam emitindo a iluminação alta e baixa dos faróis principais. As luzes de uso diurno são montadas à frente dos painéis das rodas dianteiras e também atuam como lanternas de estacionamento. No acrílico que recobre as lanternas traseiras, integradas à parte posterior como pequenas asas, a luz gerada pelos LEDs é direcionada por semicondutores transparentes. Todos os elementos do sistema de iluminação são de baixo consumo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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