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08/09/2011
Jaguar revela conceito C-X16 em Frankfurt
Superesportivo híbrido traz tecnologia KERS da F1 e define tendências de design para os futuros carros da marca.
 
   
 

A Jaguar, marca britânica de automóveis de luxo, reforça sua posição de vanguarda no desenvolvimento de supercarros de alto desempenho, design inovador e tecnologias que reduzem drasticamente os índices de emissões de poluentes. O conceito C-X16, modelo que faz sua estreia durante o Salão de Frankfurt, definirá as tendências futuras para os próximos veículos da marca.

Equipado com motor V6 de 3.0 liros com peso reduzido e alta tecnologia embarcada, o propulsor traz consigo tecnologia híbrida, podendo funcionar apenas por meio de baterias quando trafega a até 50 milhas por hora (cerca de 80 km/h). O sistema turbocompressor ajuda o motor a desenvolver impressionantes 380 cavalos de potência e 450 Nm de torque.

Pela primeira vez em um Jaguar, o conceito C-X16 adota o sistema KERS de recuperação de energia e utilização como potência extra. Baseado na tecnologia utilizada pelos veículos de Fórmula 1, o KERS armazena a energia cinética gerada pelos freios do veículo em uma bateria. Tal energia pode gerar até 95 cavalos de força extra ao simples toque de um botão.

Com um câmbio de oito velocidades e um leve chassi de alumínio, o C-X16 é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 4,4 segundos e alcança 297 km/h de velocidade final, com baixo consumo de combustível (41mpg no galão no Reino Unido) e íncide de emissões de 165g/km de CO2.

O ponto de partida é a transmissão de oito marchas da Jaguar com sistema Intelligent Start/Stop, lançado recentemente no Jaguar XF. O sistema é capaz de desligar o motor apenas 300 milissegundos após o carro parar por completo e utiliza um motor de arranque capaz de reiniciá-lo ao mais leve toque do motorista no acelerador. Isto permite retomadas mais rápidas e desempenho uniforme Esta é a primeira vez que tal sistema é utilizado com um motor turbo.

Seu interior, com capacidade para dois passageiros, ostenta tecnologias de vanguarda, como controles giratórios multimodais que incorporam telas LED em miniatura capazes de se reconfigurar para refletir as diferentes funções realizadas pelos controles ? tudo projetado para oferecer máxima compatibilidade entre as necessidades de um carro esportivo e a funcionalidade do dia a dia.

Exemplo disso é a total integração com smartphones por meio do sistema Connect and View, com o qual a tela central touchscreen se reconfigura de modo a simular a tela do aparelho conectado. O display central também apresenta uma interface de segunda geração, em que o toque da ponta dos dedos é complementado por botões que oferecem atalhos para as funções de nível superior do menu.

Para certos elementos do seu layout, o C-X16 foi inspirado na ergonomia aeronáutica. Como resultado, o painel foi perfeitamente ajustado ao motorista, proporcionando a melhor visão para a frente e permitindo entrar com o carro nas curvas com a mais absoluta precisão, auxiliado pelas visíveis dobras sobre os para-lamas dianteiros.

A cabine possui acabamento em couro refinado e microcamurça Alcantara. Como se espera de um Jaguar, materiais de alta qualidade são usados em todas as partes. Os bancos esportivos manualmente ajustáveis são feitos de materiais com compostos leves, com um apoio central para a coluna em fibra de carbono, oferecendo rigidez e suporte. Os bancos esportivos apresentam ajustes manuais para diminuir ainda mais o peso. Um apoio central de coluna em fibra de carbono reforça cada um dos bancos.

As propriedades estruturais da fibra de carbono são ainda utilizadas em uma barra de segurança que sai da console central e separa os assentos, para depois de dividir em duas e ficar presa às torres da suspensão traseira, aumentando a rigidez. Mais fibra de carbono pode ser encontrada na console central, emoldurada pelo puxador de suporte do passageiro, que flui organicamente a partir do painel para o túnel da transmissão.

Para manter a imaculada robustez e o fluxo ininterrupto de ar ao longo das laterais do carro, os puxadores das portas são totalmente embutidos na carroceria. Sensores de toque integrados aos puxadores acionam motores elétricos silenciosos que então apresentam ao motorista e passageiro os puxadores em alumínio usinado.

O mesmo desejo de formidável simplicidade orientou o design do elemento aerodinâmico do C-X16, evitando aerofólios ou spoilers desnecessários. O downforce é proporcionado por um discreto splitter dianteiro, pelo design da traseira com efeito de Venturi e pelas soleiras laterais que canalizam o ar suavemente ao longo das laterais do carro, tudo com acabamento em fibra de carbono. A dobra acentuada criada onde a curva o teto encontra a traseira também ajuda na aerodinâmica, assegurando que o ar possa se separar suavemente da carroceria quando em alta velocidade.

Mesmo estacionário, a sensação de propósito e potência interente ao C-X16 é inconfundível, graças a uma postura que otimiza o relacionamento entre a carroceria e as rodas de 21 polegadas em liga leve, que foram levadas aos limites do carro e possuem acabamento em fibra de carbono.


 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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