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13/09/2011
VW apresenta seis protótipos do up!
Seis variantes do subcompacto da Volkswagen estreiam em Frankfurt.
 
   
 

A apresentação mundial do novo up! no 64º Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt não se resume a um único modelo. Na realidade, a premiére mundial do up! com duas portas marca a introdução de uma série inteira de carros, a New Small Family. No Salão, a Volkswagen está demonstrando - com nada menos que seis empolgantes carros conceituais - como esta família poderá ser desenvolvida no futuro a partir do novo up!.

Especialmente projetados para as praias de todo o mundo, aparecem o buggy up! e o up! azzurra sailing team. Em seguida vem o cross up!, concebido para o uso urbano. O GT up! é um carro conceito acertado para as Autobahns alemãs. Outro carro-conceito é o eco up!, que utiliza gás natural e tem operação extremamente limpa. O e-up! é um especialista em emissão zero, com motor elétrico. Que começe o espetáculo!

Um bugue é mais que um carro, é uma interpretação automotiva de um estilo de vida. A ideia nasceu na Califórnia nos anos 1960, baseada no Fusca, que fornecia o motor e o chassi. O resto foi criado com plástico reforçado e fibra de vidro por pioneiros como o americano Bruce Meyers. Os bugues têm fãs fervorosos até os dias de hoje. Isto é razão bastante para a Volkswagen apresentar agora o conceito do bugue do Século 21, baseado no novo up!: o buggy up!. Este bugue não é feito de fibra de vidro, mas de aços de alta tecnologia e baixo peso. Mesmo assim, a ideia por trás do desenvolvimento deste biposto, original como é, continua a refletir os modelos históricos da Califórnia.

Com 3.584 mm de comprimento, o buggy up! é um pouco mais longo que o up! convencional com capota rígida (+ 44 mm) e sua largura, 1.672 mm, é um pouco maior (+ 31 mm). Como seria de se esperar, a altura do buggy up! é bem menor, 1.288 mm (- 190 mm). As extremidades minimalistas, à frente e à traseira, mostram um estilo marcante. As caixas de rodas são preenchidas por aros de liga leve com 18 polegadas - enormes para o tamanho do carro - com pneus 205/40.

O up! azzurra sailing team foi criado pelos designers italianos Giorgetto Giugiaro e Walter de Silva. Os dois cresceram em ambientes ligados à náutica. Foi nesse meio que o up! azzurra sailing team foi criado - um protótipo de um automóvel aberto, pequeno e ambientalmente amigável, para as marinas do mundo.

O up! azzurra sailing team mantém o caráter original do up!, com suas linhas precisas e atraentes. Mas o veículo-conceito é completamente aberto - sem portas nem teto. Isto permite que o motorista e os passageiros curtam a brisa do verão, como se estivessem a bordo de um barco.

A família up! continua com o cross up!. Indo além de seu equipamento cross, as características que diferenciam este membro da New Small Family do carro com duas portas são, evidentemente, as portas adicionais e o estilo totalmente independente das colunas traseiras. Enquanto na versão duas portas o ombro, ou "linha tornado", sobe em direção às colunas traseiras, no quatro portas os dois elementos formam uma linha reta. Isto dá independência a esta variante da carroceria, quase a aparência de uma van. Como no duas portas, as colunas C também se apóiam sobre as caixas de rodas traseiras. Juntamente com o balanço traseiro extremamente curto, isto cria uma aparência de força e bastante dinamismo.

O carro-conceito é apresentado na cor Vermelho Tornado, com elementos em prata. As rodas de 16 polegadas são de liga leve polida, com design cross (tipo "mithos") e pneus 185. O círculo vermelho em torno do logotipo VW ao centro das rodas tem o mesmo tom da carroceria. Os trilhos sobre o teto do cross up! são pintados em prata fosco. De forma semelhante, as carenagens dos espelhos nas portas são em prata claro.

A Volkswagen oferecerá o novo up! com motores de até 55 kW / 75 cv. Uma oferta coerente com o uso do carro em áreas urbanas. Apesar disso, o design do carro pode receber potências bem maiores. E isso também pode ser desejável. O dinâmico GT up! mostra como um up! assim, mais potente, poderá ser. A princípio, seu motor poderá ter potência da até 100 cv. Um motor assim ofereceria ao motorista do GT up! (900 kg), mais prazer ao volante com economia que qualquer outro veículo. Ele seguiria o estilo ancestral dos carros esportivos pequenos, a primeira geração do GTI. Quando a sigla inclui um I, significando injeção, refere-se sempre a um ícone da Volkswagen. O GT up! joga nesse mesmo campo.

O GT up! também projeta uma imagem dinâmica interna, com seu acabamento em antracite. Contrastando com o antracite estão os painéis centrais dos bancos, com padronagem xadrez azul e os aros pintados de azul das entradas de ar. O painel e a parte superior interna das portas são pintados de um sofisticado preto brilhante. O forro do teto preto harmoniza com esses detalhes.

No Salão de Frankfurt de 2011, a Volkswagen está apresentando um up! que - graças ao seu motor a gás natural (EcoFuel) e à BlueMotion Technology (sistema "Stop/Start" e regeneração da bateria) - emite apenas 79 g/km de CO2, um novo recorde de emissões: o eco up!.

Até o momento, ninguém documentou emissões tão baixas como essas num carro pequeno com motorização a gás natural. Mais ainda, este combustível oferece enormes vantagens: motores a gás natural são muito limpos e recebem incentivos fiscais em vários países, como a Alemanha. Quando usada na menor categoria de veículos, a propulsão a gás natural, além de alcançar os melhores índices de emissões, são significativamente mais econômicas que os sistemas híbridos, que têm custo irreal para o segmento de carros pequenos. Por isso, apesar de a versão do eco up! a gás natural com tecnologia BlueMotion ainda ser um carro conceitual neste Salão, quando ocorrer o próximo Salão de Frankfurt ele já estará nas ruas como modelo de prod ução.

A Volkswagen está utilizando um novo motor de 1 l e três cilindros no eco up!. Ele desenvolve 50 kW / 68 cv. O carro será lançado no mercado já no ano que vem, como uma versão EcoFuel sem BlueMotion Technology. Seu consumo combinado é de 3,2 kg/100 km de gás natural (GNC = Gás Natural Comprimido). Este valor corresponde a uma emissão de CO2 de 86 g/km, que já é bastante baixa. Uma versão BlueMotion Technology do eco up! reduz o consumo para 2,5 kg/100 km e as emissões de CO2 para 79 g/km. Tão importante quanto o aspecto ambiental é que o custo para rodar 100 km fica bem abaixo de 2,50 euros (preço na Alemanha em agosto de 2011). É muito difícil usar um carro de forma mais econômica.

Está decidido: a versão comercial do e-up! será lançada em 2013. No Salão de Frankfurt de 2011, a Volkswagen está apresentando um estudo próximo ao carro a ser produzido em série. Ele tem características de identificação claras na dianteira: o layout em arco dos LEDs das luzes diurnas no para-choque. No e-up!, a fresta de ventilação superior do motor - que foca entre os faróis e o logo VW - é totalmente coberta por um elegante friso cromado. A razão é que as aberturas estreitas acima e abaixo das placas são suficientes para refrigerar o sistema de propulsão do e-up!, que é pintado em "planet blue" metálico.

O interior do e-up! é dominado por um agradável tom de bege. O painel, o console central e o acabamento das portas usam uma nova cor denominada "two drops blue" e os detalhes em torno das aberturas de ventilação são em preto brilhante.

A força propulsora do carro-conceito, que atinge 135 km/h, vem de um motor elétrico com potência máxima de 60 kW (potência contínua: 40 kW). Característico dos motores elétricos, o silencioso propulsor oferece seu torque máximo de 210 Nm, desde a arrancada. O motorista escolhe entre as marchas à frente ou à ré por um botão no centro do console.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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