Um ano depois do lançamento do New Fiesta sedã, finalmente a Ford apresentou o New Fiesta Hatch. O modelo terá três versões com câmbio manual de cinco marchas e motor 1.6. Em termos de visual, o hatch 2012 é ainda mais arrojado que a versão de três volumes. O modelo tem lanternas altas, esticadas para as laterais, além de tampa traseira e para-choque também elevados, o que garante um estilo bem agressivo. Sua versão de entrada custa R$ 48.950 e traz ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15”, computador de bordo e CD player com 6 alto-falantes.
Já na versão intermediária o New Fiesta Hatch sai por R$ 51.950. Ele vem com ABS, controle de estabilidade, airbag duplo, sistema multimídia Sync (comando de voz para realizar ligações e mudar música), sistema Hill Holder (assistência de partida em rampas) e os itens da versão de entrada. O modelo top de linha, traz todos os equipamentos dos modelos mais baratos, além de 7 airbags, bancos de couro, rodas de liga leve aro 16”, espelhos retrovisores externos com aquecimento por R$ 54.950.
De acordo com a Ford, as inovações que chegam com o Fiesta hatch serão estendidas ao sedã. O controle de estabilidade é uma boa novidade do Ford. Ele auxilia no controle do carro em situações críticas de derrapagem e perda de controle, e é uma raridade nesse segmento. Outra surpresa bem-vinda é o assistente de saída em rampa: ele mantém o veículo parado alguns instantes após o motorista soltar o pedal de freio em uma subida, dando tempo necessário para que o condutor possa acelerar, sem o risco de o veículo voltar. Na prática, o dispositivo elimina a necessidade de se utilizar o freio de estacionamento ao parar em subidas íngremes, à espera de o semáforo abrir. O sistema multimídia Sync é outra boa nova. Até agora disponível apenas em automóveis mais caros da Ford, como Fusion e Focus, o dispositivo permite controlar ar-condicionado, som e telefonia Bluetooth por comando de voz.
Outra novidade que a partir de agora será incorporada ao sedã é o filete de leds no para-choque, que funciona como luz de posição. Envolto por uma moldura cromada, o novo acabamento confere um visual bem melhor que o existente até agora no sedã, que vinha com uma peça plástica preta. Era evidente que ali faltava algo.
O motor 1.6 que equipa o Fiesta Hatch desenvolve 115 cv a 5.500 rpm e 16,2 mkgf de torque a 4.250 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 11s2, chegando ao máximo de 190 km/h. No início das vendas, o modelo será importado do México, porém, ele deverá ser produzido na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, São Paulo a partir de 2013.
Em relação ao preço de seus concorrentes diretos, o Volkswagen Polo (R$ 44.390) e o Fiat Punto (R$ 39.380), o Ford Fiesta sai perdendo com o valor elevado. Mesmo assim, o carro compensa o valor com os itens de série oferecidos e um visual mais moderno do que de seus “rivais”, detalhes que podem fazer diferença na hora da compra.