A BMW S 1000 RR tem apenas dois anos, mas seu modelo 2012 já aparece com amplas modificações. Agora, a marca alemã apresenta a nova geração do modelo superesportivo que procura, segundo a própria BMW, entregar uma dirigibilidade mais ágil e precisa, além de uma resposta mais exata do acelerador.
Na aparência são poucas as novidades em relação à anterior, como as formas da rabeta e as cores, mas praticamente toda a mecânica recebeu aprimoramentos. O desempenho do motor, ganhou curva de torque mais plana e a curva de potência agora pode ter três padrões em vez de dois: uma para o modo Rain (chuva), outra para Sport e a terceira para os programas Race (corrida) e Slick (para uso com pneus de competição, lisos). O modo Rain limita o quatro-cilindros a 163 cv e deixa o comando do acelerador mais lento, enquanto os demais liberam a potência integral de 193 cv e respondem rápido à mão direita.
A transmissão secundária está mais curta e o escapamento foi redesenhado e reposicionado. Já a suspensão teve sua geometria totalmente revisada, o que permitiu melhoras no sistema de amortecimento e o amortecedor de direção conta agora com 10 níveis de ajuste. Segundo a marca alemã, tais modificações foram fundamentais para impulsionar a dinâmica de condução.
A RR traz ainda freios antitravamento (ABS) e controle eletrônico de tração aperfeiçoados, novo painel de instrumentos com mais duas funções ("melhor volta em progresso" e alerta de velocidade) e a adição de itens opcionais como manoplas aquecidas e escapamento de titânio. A briga vai ser boa com a nova Honda CBR 1000 RR Fireblade, a Kawasaki Ninja ZX-10R e outras superesportivas.