A Toyota revelou as primeiras imagens do GT 86, seu mais novo esportivo, que foi feito a partir do conceito FT-86 II (2011). O modelo será apresentado na próxima quarta-feira (30) na abertura do Salão de Tóquio.
O modelo é um coupé 2+2 (dois adultos + duas crianças) e foi desenvolvido em conjunto com a conterrânea Subaru. No Japão, o carro será chamado pelo numeral 86. A sigla GT será usada na Europa, em tributo aos 50 anos de desenvolvimento de esportivos pela Toyota.
O GT 86 mede 4,24 metros de comprimento, por 2,57 m de largura e 1,28 m de altura – medidas similares às do Audi TT, que é um pouco mais largo (1,84 m). A versão mais simples pesa 1.210 kg, enquanto a top, com câmbio automático, tem 20 kg a mais (1.230 kg).
Seu interior recebeu quadro de instrumentos com grafismo esportivo e três grandes círculos que guardam, velocímetro, conta-giros e temperatura e combusível, além de uma tela de computador de bordo com outras informações. O GT 86 também traz uma tela de LCD para o sistema de áudio e GPS, além de revestimento em couro com costura contrastante e pedais de alumínio.
Referente a motorização, o motor quatro cilindros, 2.0 com injeção direta que entrega 200 cv a 7 mil RPM e torque de 20,9 kgfm a 6 mil RPM, associado a uma transmissão manual de seis velocidades com opcional por automática, também de seis que vem com paddle shifts para todas as versões. A tração é sempre traseira.
O sistema de suspensão é do tipo McPherson na dianteira e Double Wishbones na traseira, enquanto as rodas são de 17 pol. de série (18 pol. para o mercado japonês) e guardam os freios a disco ventilados nas quatro rodas. Seu preço ainda não foi divulgado.