A Yamaha lançou a nova Fazer, modelo 2004, com motor derivado da YZF R6 e com melhor ergonomia e estilo moderno.
Além da versão habitual, com pequena carenagem superior e agora denominada FZ6 Fazer, lançou também a FZ6 Naked , exatamente a mesma moto mas sem a carenagem, deixando-a mais interessante.
Ambas utilizam o motor da YZF R6 com outros comandos de válvulas e coletor de admissão. O quatro-cilindros em linha refrigerado a água, de 16 válvulas, perde potência (98 cavalos a 12.000 rpm), mas ganha torque em regimes inferiores (máximo de 6,4 m.kgf a 10.000 rpm). É a primeira Yamaha com uma nova geração de injeção eletrônica.
O quadro é novo e redesenhado. Foi produzido em alumínio, com novas técnicas de fundição, em substituição ao anterior em aço, é bem mais elegante e tem duas partes que são soldadas longitudinalmente, com o motor fazendo parte da estrutura. O objetivo foi aumentar a rigidez do conjunto e reduzir o peso. Assim, a nova Fazer é sete quilos mais leve que a antecessora. Nas rodas a redução foi de 18%, mesmo com a maior largura; os pneus são 120/70-17 à frente e 180/55-17 na traseira.
Os faróis duplos, tipo olhos puxados, são semelhantes aos da R-6 e o modelo Naked, sem carenagem, possui farol redondo. Os escapamentos têm saída alta junto à rabeta traseira. Os freios possuem discos duplos, na dianteira, de 298 mm de diâmetro. Já a suspensão dianteira é convencional, com garfo telescópico, enquanto a traseira é do tipo mono. A moto ganhou novas e estreitas laterais. O painel é digital, possui design interessante e o tanque de combustível é também de alumínio.