A Hyundai apresentou a nova geração do Santa Fe, na abertura do Salão de Nova York (EUA). O utilitário esportivo médio-grande, posicionado acima do ix35, tem como destaque o visual, que inaugura uma nova fase na linguagem de design da montadora.
O novo conceito de chega ao Santa Fe, mas com traços marcantes, que criam um novo estilo, batizado de “Storm Edge” pela Hyundai. Comparado aos outros modelos da montadora, o novo Santa Fe tem linhas mais sólidas, a grade hexagonal é exemplo, composta por três barras cromadas bem chamativas. Ainda assim, faróis e lanternas seguem o padrão fluido e cheio de contornos.
Esta terceira geração do Santa Fe também chega para revolucionar o padrão tecnológico e mecânico dos utilitários da categoria. O modelo oferecerá dois blocos de quatro cilindros em linha, ambos da família Theta II, com sistema de injeção direta de gasolina e sobrealimentados por turbocompressor. O motor 2.4 GDI turbo produz 190 cv de potência, enquanto o propulsor 2.0 GDI turbo gera fortes 264 cv.
Os dois motores vêm acoplados a um câmbio automático de seis velocidades e a tração é pode ser dianteira ou integral permanente. O modelo ainda tem um terceiro bloco, o 3.3 V6 GDI capaz de gerar 290 cv. No aspecto da engenharia, a Hyundai ressalta que esta terceira geração do Santa Fe estreia uma nova estrutura em monobloco 16% mais rígida.
Já lista de equipamentos impressiona, especialmente pela sofisticação. Segundo a Hyundai, o Santa Fe é o primeiro modelo do segmento a oferecer controle eletrônico de torque em curvas. Entre outros itens, o modelo também terá detector de mudança indevida de faixa, teto solar panorâmico, sete airbags instalados de fábrica e um novo sistema multimída, batizado de Blue Link.