Os primeiros Peugeot 408 preparados para o mercado russo foram apresentados dia 16 de abril na linha de produção da planta de Kaluga, registrando uma nova etapa na história da Marca na Rússia.
Projeto global, o 408 foi desenvolvido para os três mercados-chave da Peugeot (China, América Latina e Rússia) e recebeu adaptações para melhor atender a cada um deles, levando-se em conta as condições das vias de cada país, além do clima e das preferências dos consumidores locais.
A primeira série de veículos Peugeot 408 saiu da linha de produção na planta de Kaluga, na Rússia, onde o modelo representará a Marca no segmento de sedãs familiares. Dotado de estilo expressivo, excelente dirigibilidade e alto nível de segurança, o modelo possui medidas que constituem um recorde para a categoria nesse novo mercado de atuação: 4.703 metros de comprimento e 2,71 metros de distância entre-eixos, assegurando uma ótima habitabilidade e mais conforto para os ocupantes do banco traseiro.
Com 526 litros, o porta-malas do 408 oferece a maior capacidade de carga, enquanto a largura e a altura do veículo (1.815 e 1.505 metros, respectivamente) garantem alto nível de segurança no caso de choques laterais.
Desenvolvido a partir dos mais altos standards de qualidade estabelecidos pela Peugeot, o modelo se beneficia da experiência internacional da Marca na concepção de sedãs e leva em conta as peculiaridades relacionadas ao país.
Por exemplo, o veículo sofreu adaptações em diferentes aspectos para suportar as severas condições climáticas do inverno na região das montanhas Ural e do Círculo Polar Ártico, como suspensão reforçada, maior altura em relação ao solo, bateria com capacidade ampliada, alternador de alta potência, sistema de aquecimento dos bancos de maior eficácia e dutos de ar de alta potência, dirigidos até os pés dos passageiros que se encontram no assento traseiro.
O reservatório do limpador de para-brisas também é maior, e todas as versões do veículo contam com uma bandeja metálica de proteção para o motor. O acesso ao porta-malas e o controle da tampa do combustível sofreram adaptações especiais e, para completar, o 408 é produzido em aço inoxidável de alta resistência à corrosão.
A gama Peugeot 408 conta com ampla oferta de motores e transmissões, sendo o primeiro veículo produzido localmente a dispor da potente motorização 1.6 HDi, movida a diesel.