A Volkswagen decidiu denominar seu novo compacto 249 (conhecido como Tupi) como Fox. O nome (que significa raposa, em inglês) se refere a um carro veloz, ágil e compacto.
O nome Fox já foi usado pela VW para o mercado de exportação, entre os anos de 1987 e 1993. Foram exportados cerca de 220 mil unidades do Voyage para os EUA e Canadá com o logotipo Fox na traseira.
Internamente, o veículo possui painel em formato circular, com mostradores inusitados, passando por vários porta-objetos. Onde seria normalmente o porta-luvas há uma prateleira, mas existe uma gaveta deslizante sob o banco do motorista para esse propósito. O banco traseiro escamoteia-se por completo e o assoalho de carga é plano. Os dois encostos de cabeça traseiros são retráteis, para não prejudicar a visão para trás pelo retrovisor interno. Os encostos ainda possuem porta-revistas tipo rede.
Na parte externa, os pára-choques, com faróis de neblina embutidos, são bem largos e as portas invadem ligeiramente o teto. As lanternas traseiras não avançam lateralmente e nem estão nas colunas; e a placa fica no pára-choque. Serão três versões: City, a intermediária Plus e a top Sportline. Nessa versão as rodas são de 15 pol de alumínio e utilizam pneus 195/55-15. As demais versões vêm com pneus 165/70-14.
O Fox contará com motorização de 1,0 e 1,6 litro, ambos de oito válvulas, a combustível flexível ou a gasolina. O motor é transversal e a potência das versões flex deve ficar na faixa de 70 cavalos - para 1,0 e 105-110 cavalos - para 1,6. Sua suspensão é McPherson à frente e eixo de torção atrás. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor.
O novo modelo chegará ao mercado em outubro e será exportado para a Europa a partir de 2005.
Veja a reportagem do projeto 249. Clique aqui.