A Volkswagen apresentou na abertura do Salão do Automóvel de Pequim, na China, o Beetle mais esportivo de todos os tempos.
Trata-se do E-Bugster, um protótipo dois-lugares com motor de 85 kW capaz de fazer o modelo atingir os 100 km/h em 10,8 segundos. A unidade de propulsão elétrica é chamada de Blue-eMotion e passará a integrar modelos da marca já em 2013.
O modelo é equipado com um motor de 85kW, alimentado por uma bateria de íons de lítio. Os módulos do componente foram instalados atrás dos bancos dianteiros para garantir economia de espaço. Com essa estrutura, o modelo promete autonomia para rodar 180 quilômetros em trânsito urbano. A recarga da bateria pode ser feita em uma tomada doméstica ou em estações que ofereçam carga rápida.
O E-Bugster conta ainda com recuperação da energia na frenagem. A energia cinética gerada na desaceleração é convertida em eletricidade e armazenada na bateria. No painel de instrumentos do modelo há indicadores de autonomia, nível de carga e ainda de intensidade de regeneração da bateria.
O Beetle conversível sofreu acanhadas alterações nas dimensões. Ficou com menos de 1,4 m de altura (ante 1,486 m da versão com teto rígido) e 1,838 m de largura (contra 1,808 m). O comprimento, de 4,278 m, foi mantido. Os faróis de led do modelo de produção também marcam presença, embora a moldura não traga as lâmpadas de uso diurno. Conta ainda com rodas de 20 polegadas calçadas por pneus 235/ 35 R20 e com faixa cromada que contorna todo o modelo na altura da base das janelas.
Internamente, os assentos esportivos são da cor da carroceria e há aplicação de alumínio nas maçanetas e guias dos cintos. O Beetle com teto rígido está previsto para chegar ao Brasil no próximo semestre, enquanto o conversível (com motor a propulsão) é esperado para 2013.